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Muitas vezes nos perguntam acerca da compatibilidade entre mantas bentoníticas e telas asfálticas, e se é possível a instalação conjunta. Tal dúvida deriva da necessidade de aplicar as telas asfálticas com recurso a calor, não devendo este calor ser aplicado directamente no geotêxtil da manta bentonítica.
Este pormenor ocorre habitualmente ao nível do solo, mas pode também ocorrer ainda em zona enterrada, após alcançar o nível freático em volta da estrutura. Os projectistas ficam sem saber muito bem como ultrapassar este problema, acabando por vezes por abandonar uma das soluções.
Tal como para inúmeras obras efectuadas, a CETCO desenvolveu um detalhe específico em CAD de modo a solucionar a questão:
Tal como indicado no detalhe, o procedimento será então o seguinte:
Subida da manta bentonítica VOLTEX® até à sua cota máxima tal como se vê na foto:
Neste ponto poder-se-á aplicar um perfil com pasta bentonítica e na maior parte dos casos este será o términus do sistema VOLTEX® terminando aqui a aplicação.
Mas como neste caso haverá uma transição para tela asfáltica, haverá continuação.
Esta continuação, e seguindo o pormenor anterior, consistirá em aplicar um adesivo betuminoso aplicado a frio. No caso adesivo betuminoso Maxbit. Este betuminoso é fornecido em latas de 20 kg, sendo um produto pronto a usar sem necessidade de acrescentar qualquer extra. Quando curado criará uma barreira impermeável elastómera com propriedades auto curativas em caso de alguma fissura até 1.5 mm
Este adesivo é aplicado a frio, desde 150 mm abaixo do términus do VOLTEX® até 150 mm acima. Maxbit pode ser aplicado à trincha, colher de pedreiro, etc, e sempre a frio. O resultado final será como na foto seguinte:
Neste ponto estamos então em condições de aplicar a tela asfáltica: é colada nestes 300 mm, sempre a frio, com aplicação duma fita adesiva SS Seamtape na parte inferior para maior segurança.
A partir daqui, ou seja e repetindo, 150 mm acima do VOLTEX®, então sim a tela asfáltica é aplicada como normalmente com a usual aplicação de calor.
Todo o procedimento é bastante simples, garantindo ao Dono e Obra uma transição perfeita e completamente impermeável.
Este detalhe é apenas um dos mais de 3.000 detalhes produzidos pela CETCO para auxílio na resolução de problemas que sempre surgem em todas as obras. Este serviço é prestado de forma gratuita a todos os nossos clientes a nível Mundial, fazendo da CETCO o parceiro ideal para o auxílio na concepção de um perfeito sistema de impermeabilização de qualquer superfície enterrada.
Se o Edifício Vale a Pena, Vale a Pena Protegê-lo.
R. Cidade de Lisboa, 51 - Zona Industrial - 2600-024 FRIELAS
TEL: 219 891 406 / 912 218 113 | FAX: 219 891 396
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Muitas vezes nos perguntam acerca da compatibilidade entre mantas bentoníticas e telas asfálticas, e se é possível a instalação conjunta. Tal dúvida deriva da necessidade de aplicar as telas asfálticas com recurso a calor, não devendo este calor ser aplicado directamente no geotêxtil da manta bentonítica.
Este pormenor ocorre habitualmente ao nível do solo, mas pode também ocorrer ainda em zona enterrada, após alcançar o nível freático em volta da estrutura. Os projectistas ficam sem saber muito bem como ultrapassar este problema, acabando por vezes por abandonar uma das soluções.
Tal como para inúmeras obras efectuadas, a CETCO desenvolveu um detalhe específico em CAD de modo a solucionar a questão:
Tal como indicado no detalhe, o procedimento será então o seguinte:
Subida da manta bentonítica VOLTEX® até à sua cota máxima tal como se vê na foto:
Neste ponto poder-se-á aplicar um perfil com pasta bentonítica e na maior parte dos casos este será o términus do sistema VOLTEX® terminando aqui a aplicação.
Mas como neste caso haverá uma transição para tela asfáltica, haverá continuação.
Esta continuação, e seguindo o pormenor anterior, consistirá em aplicar um adesivo betuminoso aplicado a frio. No caso adesivo betuminoso Maxbit. Este betuminoso é fornecido em latas de 20 kg, sendo um produto pronto a usar sem necessidade de acrescentar qualquer extra. Quando curado criará uma barreira impermeável elastómera com propriedades auto curativas em caso de alguma fissura até 1.5 mm
Este adesivo é aplicado a frio, desde 150 mm abaixo do términus do VOLTEX® até 150 mm acima. Maxbit pode ser aplicado à trincha, colher de pedreiro, etc, e sempre a frio. O resultado final será como na foto seguinte:
Neste ponto estamos então em condições de aplicar a tela asfáltica: é colada nestes 300 mm, sempre a frio, com aplicação duma fita adesiva SS Seamtape na parte inferior para maior segurança.
A partir daqui, ou seja e repetindo, 150 mm acima do VOLTEX®, então sim a tela asfáltica é aplicada como normalmente com a usual aplicação de calor.
Todo o procedimento é bastante simples, garantindo ao Dono e Obra uma transição perfeita e completamente impermeável.
Este detalhe é apenas um dos mais de 3.000 detalhes produzidos pela CETCO para auxílio na resolução de problemas que sempre surgem em todas as obras. Este serviço é prestado de forma gratuita a todos os nossos clientes a nível Mundial, fazendo da CETCO o parceiro ideal para o auxílio na concepção de um perfeito sistema de impermeabilização de qualquer superfície enterrada.
Se o Edifício Vale a Pena, Vale a Pena Protegê-lo.
R. Cidade de Lisboa, 51 - Zona Industrial - 2600-024 FRIELAS
TEL: 219 891 406 / 912 218 113 | FAX: 219 891 396
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Muitas vezes nos perguntam acerca da compatibilidade entre mantas bentoníticas e telas asfálticas, e se é possível a instalação conjunta. Tal dúvida deriva da necessidade de aplicar as telas asfálticas com recurso a calor, não devendo este calor ser aplicado directamente no geotêxtil da manta bentonítica.
Este pormenor ocorre habitualmente ao nível do solo, mas pode também ocorrer ainda em zona enterrada, após alcançar o nível freático em volta da estrutura. Os projectistas ficam sem saber muito bem como ultrapassar este problema, acabando por vezes por abandonar uma das soluções.
Tal como para inúmeras obras efectuadas, a CETCO desenvolveu um detalhe específico em CAD de modo a solucionar a questão:
Tal como indicado no detalhe, o procedimento será então o seguinte:
Subida da manta bentonítica VOLTEX® até à sua cota máxima tal como se vê na foto:
Neste ponto poder-se-á aplicar um perfil com pasta bentonítica e na maior parte dos casos este será o términus do sistema VOLTEX® terminando aqui a aplicação.
Mas como neste caso haverá uma transição para tela asfáltica, haverá continuação.
Esta continuação, e seguindo o pormenor anterior, consistirá em aplicar um adesivo betuminoso aplicado a frio. No caso adesivo betuminoso Maxbit. Este betuminoso é fornecido em latas de 20 kg, sendo um produto pronto a usar sem necessidade de acrescentar qualquer extra. Quando curado criará uma barreira impermeável elastómera com propriedades auto curativas em caso de alguma fissura até 1.5 mm
Este adesivo é aplicado a frio, desde 150 mm abaixo do términus do VOLTEX® até 150 mm acima. Maxbit pode ser aplicado à trincha, colher de pedreiro, etc, e sempre a frio. O resultado final será como na foto seguinte:
Neste ponto estamos então em condições de aplicar a tela asfáltica: é colada nestes 300 mm, sempre a frio, com aplicação duma fita adesiva SS Seamtape na parte inferior para maior segurança.
A partir daqui, ou seja e repetindo, 150 mm acima do VOLTEX®, então sim a tela asfáltica é aplicada como normalmente com a usual aplicação de calor.
Todo o procedimento é bastante simples, garantindo ao Dono e Obra uma transição perfeita e completamente impermeável.
Este detalhe é apenas um dos mais de 3.000 detalhes produzidos pela CETCO para auxílio na resolução de problemas que sempre surgem em todas as obras. Este serviço é prestado de forma gratuita a todos os nossos clientes a nível Mundial, fazendo da CETCO o parceiro ideal para o auxílio na concepção de um perfeito sistema de impermeabilização de qualquer superfície enterrada.
Se o Edifício Vale a Pena, Vale a Pena Protegê-lo.
R. Cidade de Lisboa, 51 - Zona Industrial - 2600-024 FRIELAS
TEL: 219 891 406 / 912 218 113 | FAX: 219 891 396