Moradia Boa Hora, Conheça o atelier Aqui!

boa hora 1
Desenvolver um projecto para uma casa cujo fim é exclusivo para estadia em tempo de férias, desafiou-nos a procurar desenvolver um conceito espacial e programático que refletisse essa especificidade. Procurámos entender aquilo que poderiam ser as qualidades inerentes a uma casa de férias… e focámo-nos em algumas características que nos pareceram essenciais – uma organização espacial interior que permitisse uma forte convivência entre os seus utilizadores, uma
relação muito próxima com o exterior e uma atmosfera que revivesse a morfologia das casas tradicionais portuguesas de campo. Assim a nossa proposta, resultou num diálogo inusitado entre o moderno e o tradicional!
No exterior procurámos desenvolver uma linguagem que fosse marcadamente contemporânea, com formas puras e simples, explorando a relação entre dois volumes rectangulares com volumetrias distintas. Esses volumes ocultam, contudo, um interior que explora uma espacialidade que tira proveito dos telhados de duas águas, tão característicos das casas de campo tradicionais.
Apesar da modernidade aparente da volumetria, dotámos o exterior de materialidades que também
exploram o lado mais artesanal das casas de campo, através do uso de madeira nas portadas e caixilharias, assim como o uso do tijolo cerâmico na cor branca. Há assim uma relação de harmonia entre aquela que é uma herança da arquitectura popular tradicional e o paradigma actual da arquitectura.

boa hora 2

No interior, procurou-se explorar as características dos espaços das casas rurais que nos acompanham desde a infância. Casas com pé direitos variáveis, e com a presença dos telhados no interior da casa. Assim, nas duas zonas sociais da casa – a sala e a cozinha – procurou-se explorar a plasticidade volumétrica do telhado de duas águas e das diferentes alturas, criando hierarquias espaciais e uma dinâmica estimulante para quem vivencia a casa.
Quem está de fora, não consegue idealizar a riqueza espacial do interior, nem quem está no interior entende como o exterior apresenta uma linguagem tão elegante e minimalista. No fundo, uma casa moderna para uma vivência de campo!

boa hora 3logo amatamNo estúdio AMATAM somos apaixonados por desafios, mas acima de tudo o que nos motiva é a ambição em superá-los.
Aceitamos cada projecto como uma prova de fogo, uma oportunidade de potenciar as intenções iniciais dos nossos clientes, num produto final que traduza originalidade, eficiência, carisma e contribua com um acréscimo de valor. Motiva-nos poder dar conteúdo, forma e alma aos desafios que nos colocam, traduzindo-os em projectos, em maquetes, em obra construída. Os nossos projectos são únicos e específicos, procurando tirar proveito de todas as ferramentas ao nosso
alcance, por isso na génese são mais que projectos, são soluções integradas e transversais que respondem a parâmetros funcionais, técnicos, estéticos, mas acima de tudo sensoriais.
Acreditamos que os espaços devem ser sentidos, e nós adoramos contribuir para que as pessoas se sintam bem nos espaços que idealizamos.
Somos um pequeno estúdio de profissionais dedicados, entusiastas e criativos. Há quem nos chame Arquitectos, mas procuramos ser mais que isso. Actuamos nas mais diversas áreas, desde o Design, a Arquitectura e o Urbanismo, sempre apoiados em equipas multidisciplinares que nos garantem a concretização plena dos objectivos a que nos propomos. E é isso que procuramos em tudo o que fazemos, superar continuamente os resultados esperados.

Projectos em carteira:
– Moradia unifamiliar em Almada;
– Moradia unifamiliar na Quinta Pedro Manso;
– Espaço de Escritórios em Lisboa;
– Ginásio Kalorias em Lisboa;
– Remodelação de apartamento em Almada

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.