Edifício de Habitação e Comércio

Maquete_RM
O edifício ‘111 Avenida’ oferece tipologias T2, T3 e T4 para a o centro de Aveiro, potenciando o regresso de famílias ao centro da cidade. A solução compatibiliza as volumetrias existentes nos prédios contíguos com uma construção nova assumindo uma imagem contemporânea e viabilizando propostas futuras para o prédio a nascente, sem ultrapassar a cércea do prédio a poente. A imagem do edifício consegue um terceiro alçado, lateral, voltado a nascente, à imagem do que acontece em prédios mais antigos da avenida, motivando um alçado vivo em vez de uma empena.
A composição volumétrica proposta pretende qualificar o quarteirão em que se insere sem comprometer ou condicionar nenhuma construção vizinha. Na realidade, o desenvolvimento vertical preconiza uma redução volumétrica o que permite melhor insolação interior e do logradouro traseiro. Adequa-se a solução volumétrica à localização considerando a especificidade do local.
Volumetricamente faz-se uma transição entre os edifícios a poente e a nascente, colmatando a variação de cérceas existente e mantendo a área bruta total permitida.

Revista Anteprojectos - Abril 2018 - pag 3
O alçado voltado à Avenida define um pórtico de entrada comercial no edifício, com painéis pré-fabricados de betão branco nos pisos das habitações, constituindo uma grelha de ensombramento a sul. Para nascente formalizam-se volumes recuados relativamente ao plano da fachada revestidos respectivamente a nervurado de aço corten e aço negro.

Maq4logorvdmRVDM, arquitectos Lda
A empresa foi criada em 1998 em Aveiro, tendo como fundador Ricardo Vieira de Melo. RVDM, arquitectos Lda dedica-se a projectos na área da arquitectura desde o desenho urbano à renovação de imóveis, passando pelas moradias e edifícios institucionais. O desempenho profissional da equipa de arquitectos que constituem a RVDM, arquitectos aposta no acompanhamento permanente dos seus clientes, desde a formulação da ideia à concretização construtiva. O atelier conta com uma equipa simultaneamente jovem e experiente apostada em servir bem os seus clientes e orientá-los para opções economicamente justas e ambientalmente responsáveis.

Ricardo Vieira de Melo 2011(biografia)
Doutorado em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto em 2016
Delegado Nacional da Ordem dos Arquitectos de 2010 a 2013
Presidente do Núcleo de Aveiro da Ordem dos Arquitectos de 2007 a 2011;
Mestre em Design de Equipamento pela FAUP – Porto 1998.
Licenciado pela FAUTL em Lisboa 1989.
Professor da Universidade Lusíada – Porto desde 1994.
Professor convidado do Curso de Design da Universidade de Aveiro em 1997/1998.
Exposição Individual a Ordem Arquitectos em Lisboa, no ciclo “Sala de Projecto” – e esteve presente
em inúmeras exposições de arquitectura e design tanto em Portugal como na Europa.
Publicou vários trabalhos e tem recebido nomeações e prémios tanto em design como em arquitectura.
Fundador da RVDM, arquitectos Lda.

Projectos em carteira:
– Quarteirão Veneza – Aveiro
– Parque Urbano Oliveira de Frades – Município Oliveira de Frades;
– Frente Marítima de Buarcos – fase I e II – Requalificação Urbana – Município da Figueira da Foz;
– Praia da Claridade – Requalificação e acessos pedonais

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.