Moradia unifamiliar, anexo, piscina e muros. Conheça o atelier Aqui!

Foto_telmom1
Trata-se assim de um lote morfologicamente igual aos demais lotes, pelo que o partido arquitectónico adoptado será semelhante, pois optou-se por tipificar a presente edificação, sendo sua composição similar e assimétrica, mas com algumas adaptações, no que diz respeito à sua implantação e com uma filosofia diferente no que diz respeito à estética exterior recorrendo-se à cor. Ou seja, no que diz respeito à sua implantação, volumetria e com uma filosofia diferente, sempre integrada no que diz respeito à estética exterior preconizada nas futuras construções adjacentes e presentes na urbanização. Assim temos uma moradia Unifamiliar de cave, r/chão e 1º andar e anexo, cuja implantação será feita por forma a reajustar-se ao lote, dentro do limite da área do polígono base, tendo-se tido em consideração o regulamento do loteamento, e a prescrição do lote, de forma a obter uma correcta utilização do terreno e aproveitar as frentes de estrada existente, e a sua exposição solar. Por opção do projectista e do promotor a arquitectura proposta para a moradia tem uma expressão plástica contemporânea, o que se justifica por um lado, e em termos de pedagogia urbanística pelo outro, e por se admitir que se possa finalmente dar resposta a um segmento de procura constituído por população dinâmica – classe média – com uma sensibilidade estética específica. O programa base deste fogo é constituído por um conjunto habitacional, tipo T3, onde se privilegiou a área social e a possibilidade do estar contíguo no exterior no exterior com o prolongamento de áreas pavimentada para relaxar, comer ou conviver, que concorre para a valorização arquitectónica do conjunto.
Por razões de conforto e protecção aos agentes atmosféricos (sol, vento, chuva), e também por razões de composição de alçados, o edifício é constituído por formas de ortogonais puras, fortemente marcada por vãos diferenciados, bem como com ornamentações horizontais. Teve-se algum cuidado no tratamentos dos alçados de forma a que todo o conjunto seja marcado uma homogeneidade em toda a sua extensão.
O piso de cave será um complemento à zona habitacional com ligação interior e exterior, que é composta por uma garagem ampla que permite dois lugares de estacionamentos, uma arrecadação com arrumo e casa das máquinas.
O piso de r/chão é caracterizado por uma morfologia ampla de características sociais e diurna, formalizada principalmente pela sala e os acessos verticais (escadas) e por o escritório, instalação sanitária de apoio e cozinha com despensa.
Quanto ao 1º Andar, denominado zona íntima e nocturna, com uma vivência mais resguardada, alberga três quartos com instalações sanitárias privativas e varandas.
O anexo serve como complemento dos espaços da habitação, onde se desenvolverá o churrasco um ginásio com uma instalação sanitária de apoio à zona exterior.

foto_telmom2
O espaço exterior é resultante do restante espaço envolvente, mas fundamental para a interligação de funções e dos espaços, visto que a zona de entrada é formalizada por áreas pavimentadas e francas áreas verdes, presenciada através das espécies arbóreas pontuais, sendo no no logradouro posterior desenvolve-se uma piscina de características lúdicas, numa plataforma envolvente em deck.

Arq_telmo marquesLogo_TelmoLicenciado em Arquitectura, pela Universidade Lusíada de Lisboa, com formação complementar em avaliação imobiliária pela ESAI – Escola Superior Actividades Imobiliárias, desenvolve um caminho sólido e dinâmico afirmando-se com base no trabalho circunspecto, em que uma das principais preocupações é a estar na vida para satisfazer todos os trabalhos que são propostos com um acompanhamento personalizado, o que permite olhar para a profissão com a agrado e prazer naquilo que fazemos.
O trabalho desenvolvido tem maior expressão em Arruda dos Vinhos de onde é natural e concelhos limítrofes, bem como em Torres Novas que adoptou para se estabelecer, em espaço próprio, dedicado ao estudo e elaboração de projectos de diversas áreas tendo como base a arquitectura em todas as suas vertentes.
Abrange agora um leque amplo de actividades no domínio da arquitectura, com especial destaque o desenvolvimento de projectos com assinatura, com o complemento do acompanhamento e fiscalização de obras, bem como assessoria de avaliação imobiliária e consultadoria no âmbito da fiscalidade.
Assente numa filosofia de trabalho, a sua mais-valia é elaboração de projectos, avaliações e acompanhamento de obras, do mais insignificante ao mais complexo nas mais diversas fases, contando com a colaboração de profissionais todo o terreno, através de parcerias nas mais diversas áreas, que permite dar resposta permanente a todo o tipo de desafios, criando ao longo do tempo uma relação de amizade e cumplicidade com os seus clientes.
Consolidação ao longo da vida do seu trabalho, com uma prática idónea e responsável, resistindo às adversidades e complexidades apresentadas, afirmando-se num importante contributo para o melhoramento efectivo da qualidade da arquitectura em todos os espaços intervencionados, podendo a afirmar por enquanto, que:
“… se fosse fácil, não era para mim!!!”.

Projectos em carteira:
Reestruturação industrial de “Adega Cooperativa do Bombarral”

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.