Edifício na rua das taipas. Conheça o atelier Aqui!

Revista AnteProjectos - pag10 - maio 2018
A reabilitação e ampliação de um edifício modernista, património municipal e com projecto original de 1949, dos Arquitectos Lima Franco e Ignácio Peres Fernandes. Com uma concepção de raiz modernista, embora “temperada” pela sua versão local, cujo objectivo é a adequação do prédio à forma contemporânea de habitar, e a reinvenção do esquema funcional, de modo a que as casas do lado nascente usufruam da esplêndida vista sobre Lisboa.
A ampliação serve simultaneamente para regularizar o volume da cobertura e viabilizar a operação financeira. Com uma área total de implantação de 230 m2 o imóvel é constituído por dois pisos em semi-cave, R/C, 1ºpiso, 2ºpiso e 3ºpiso, 4º piso recuado e por uma área de logradouro a atribuir ao piso em semi-cave.
Este edifício insere-se no conjunto urbanístico denominado de Encostas da Av. da Liberdade, servido pela rua das Taipas, via de trânsito local, e um dos principais percursos da encosta poente do vale da Liberdade.
Num bairro predominantemente habitacional, onde os edifícios construídos são, na sua grande maioria, do século XIX e inicio de século XX.

Revista AnteProjectos - pag11 - maio 2018

Revista AnteProjectos - pag11a - maio 2018Revista AnteProjectos - pag11b - maio 2018O atelier Aurora Arquitectos foi fundado no ano de 2010 por Sofia Couto e Sérgio Antunes, sendo a consequência natural do trabalho que têm vindo a realizar em conjunto, bem como da
experiência e legado do atelier Kaputt!. O objecto do seu trabalho têm sido edifícios das mais variadas escalas, de pequenas casas a grandes equipamentos culturais, bem como planos urbanos. A formação dos seus elementos é em arquitectura, e com base no método desta têm realizado projectos em diversas áreas no perímetro da disciplina.

Projectos em carteira:
Apartamento do Largo do Carmo
Edifício Costa do Castelo
Edifício Bartolomeu Dias
Apartamento Vieira da Silva

 

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.