Casa Regato

04

A casa do Regato situa-se na Rua do Regato, antigo Largo da Feira, em Ferragudo, onde encontrámos um terreno com dois imóveis devolutos, em ruína, datados de anterior a 1951, com restos de fachadas ainda erguidas encostados ao limite do terreno |via pública.

Inspirados na visita ao lugar, respirámos os traços típicos, o olhar sobre a envolvente e a excelente proximidade com o rio Arade, e não menos importante as intenções do cliente. Tudo o que é preciso para o desenvolvimento de um projeto ancorado ao sitio.

18

A parte interessante do projeto, que foi encarado com um grande desafio foi todas as suas condicionantes locais, o fato de ser um terreno de gaveto que remata o quarteirão, e o linear da rua para nascente, e o de ser tão apetecível o ato projetual por habitantes e políticos locais.

Com características habitacionais, projetámos uma habitação de arquitetura contemporânea, com a máxima preocupação da sua inserção, desenhámos os vãos para a Rua, que apresentam uma métrica, dimensão e ritmo da arquitetura datada à época da construção e mantêm, ainda que de forma moderna, o traçado arquitetónico. A nascente, a fachada que beneficia da vista para a área de lazer privada, piscina e jardim, prosemos vãos grandes , evidenciando a forma elementar da casa, no aproveitar da cobertura inclinada proposta com telha plana.

01

O sitio é realmente de eleição, aproveitámos cada mm do terreno, para a ter uma habitação de destaque e poder oferecer uma organização interior com áreas optimizadas e bem organizadas, de tipologia T4, com espaços bem orientados e bem iluminados beneficiando a sua exposição a sul. Com quatro quartos em suite e três deles com varanda privada, virados a sul, uma sala espaçosa de contato direto para a área exterior de lazer, todos os seus habitantes podem usufruir de um terraço resguardado dos vizinhos mais atentos, ao nível da cobertura, aonde os seus habitantes poderão passar bons momentos de descontração e risos no final da tarde, ou a ver o nascer do sol logo pela manhã.
Foto 20cm Largura  - 300 dpiUpdate allarq - Logo Abr18 . F BrancoCom a partilha da mesma ambição no Universo da arquitetura, Luís Carraquico e Mafalda Alves, arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitetos e licenciados pela Universidade Lusíada de Lisboa, cruzaram-se em 2005 decidiram juntar todas as suas energias e conhecimentos e dar asas à imaginação.
Em 2008 fundaram a marca Allarq – arquitetura e design aonde puderam reunir os seus esforços e pensamentos, tornando cada sítio num único lugar intemporal, com uma identidade própria. O seu ato projetual resulta da compreensão das necessidades de cada cliente e do desejo de transformação das coisas em objetos marcantes em cada lugar. Cada projeto é único e não se repete.
Em cada projeto imaginamos as melhores soluções, otimizamos todos os espaços, personalizamos e criamos sempre o máximo realçando preferencialmente os seus traços pessoais, indo de encontro à total satisfação do cliente.
O nosso maior objetivo é o poder de transformação de cada lugar e de cada espaço, quando relembramos a existência e admiramos o resultado final com a convicção de que fizemos o melhor possível.

Projectos em carteira:
- Burger Ranch Tavira Gran Plaza, Tavira
– Restaurante Burger Ranch, Gare do Oriente
– Casa JP6, Albufeira
– Casa JDC 7, Albufeira
– Sede de Escritórios Eurelec Distribuition, Croissy-Beauboug, Paris
– Casa C45, Vale Pedras, Albufeira
– Casa Regato, Ferragudo
– Sede de Escritórios Frosual, Vila Nova de Cancela
– Clínica Previdente, Albufeira
– Remodelação Moradia, Tavira
– Decorações interiores
– Reabilitação de Edifício Histórico, Silves
– Remodelação de imóveis e espaços residenciais
– Casa 36, Vale de Rãs, Loulé
– Casa do Centro, Guia

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.