Construção sustentável na arquitectura

Casa Vale do Douro MJARC Arquitectos

O que são construções sustentáveis
A Construção sustentável ou construção ecológica é um conjunto de práticas adoptadas antes, durante e após o projecto com objetivos claros de não prejudicar o meio ambiente, melhorar o conforto térmico, reduzir para níveis muito baixos o consumo de energia e melhorar a qualidade de vida dos habitantes com materiais e técnicas de eficiência energética.

Processos a ter em conta na construção sustentável
1º – Tudo começa no planeamento de forma sustentável;
2º – Aproveitar os recursos naturais disponíveis;
3º – Gestão e economia de água;
4º – Controlar os resíduos;
5º – Ter em conta qualidade do ar e ambiente interior;
6º – Conforto térmico e acústico;

Vantagens e benefícios na arquitectura
Quando se pensa nos benefícios de construir sustentável na arquitectura não é (ou não deveria ser) somente para a imagem das empresas porque financeiramente é vantajoso. Claro que as questões financeiras são importantes, mas não pode ser o único “ponto na balança”. Pensar ecologicamente, socialmente  e culturalmente são aspectos que devemos juntar ao aspecto financeiro pois de facto as vantagens acabam por ser maiores como poderá ver abaixo:

Habitantes/compradores mais saudáveis
“Ter em conta qualidade do ar e ambiente interior” – este foi um dos processos que abordamos anteriormente quando se pensa em construir saudável e de facto é muito vantajoso pois se o ar interior for de grande qualidade, menor serão as poluições e consequentemente os riscos de problemas respiratórios inferiores.

Redução de custos
Os custos serão mais baixos por três motivos:
– Custo operacional menor;
– Redução da energia que implica menos gastos financeiros e ecológicos (fazer mais com menos”);
– Valorização na revenda;

Redução do impacto ambiental
O impacto ambiental será sempre umas das principais vantagens. O edifício convencional vs edifício verde é uma realidade dos nossos dias e cada vez mais o pensamento pela conservação do meio ambiente é mais forte.

Processo de manutenção inferior
O processo de manutenção de uma casa ecológica é muito inferior a nível de custos. Os edifícios sustentáveis não são pintados com tanta frequência pois os matérias usados na sua construção não se decompõem rapidamente vs à casa convencional.

Gabinete:

MJARC ARQUITETOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.