Janelas CLASSE+ com vista para a poupança

Apresentação 1

Hoje em dia, a maioria das pessoas já não dispensa a consulta da etiqueta energética quando vai comprar um eletrodoméstico ou outro aparelho que consuma energia em casa. Mas quando se trata de fazer melhorias na envolvente das nossas casas, que têm enorme influência nos consumos de energia para climatização e conforto, não tínhamos ainda a etiqueta energética como instrumento de apoio à escolha de produtos mais eficientes.
Foi isso que levou a ADENE – Agência para a Energia a criar a etiquetagem energética de produtos CLASSE+, particularmente dirigida àqueles elementos dos edifícios que não dispõem de etiqueta energética europeia, como janelas, isolamentos, tintas, elevadores, entre outros. Para o efeito, foi estabelecida uma metodologia de avaliação do desempenho energético deste tipo de produtos que permite às empresas, de forma voluntária, classificar os seus produtos numa escala e numa etiqueta energética semelhante à dos eletrodomésticos.
O primeiro produto classificado neste sistema foram as janelas, que é o elemento na envolvente dos edifícios onde existe maior potencial de intervenção e no qual as pessoas estão mais disponíveis para investir para melhorar o seu conforto, poupando na fatura de energia. Na prática, uma janela CLASSE+ é um produto cujo desempenho energético foi devidamente classificado com base nas suas características técnicas, determinadas nos ensaios realizados para efeitos da marcação CE. A isso acrescenta uma classificação do nível de conforto que a janela pode proporcionar, distinguindo entre o verão e inverno.
A etiquetagem CLASSE+ traduz-se também numa vantagem competitiva para profissionais e empresas. Por um lado, reforça a credibilidade da sua oferta perante clientes cada vez mais preocupados com as questões de poupança de energia. Por outro lado, é sinónimo de qualidade porque a ADENE verifica as etiquetas emitidas, confirmando o rigor de classificação atribuída às janelas.
Com a etiquetagem de janelas CLASSE+ podemos avançar para um novo paradigma: ter a etiqueta energética como primeira referência para o mercado e para os consumidores quando procuram soluções para a suas novas janelas.
Por isso, a especificação da etiqueta CLASSE+ em projeto ou até o simples aconselhamento e divulgação da etiqueta junto de clientes/consumidores fará, com certeza, toda a diferença.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.