Concurso Europan 14 Tubize, Bélgica, 2017 Seed Structure – The Production of happiness Vencedor – 1º lugar

imagem entrada projeto

A cidade é um organismo que está intimamente ligado ao ser humano.
Partindo deste principio percebemos que para ter uma cidade produtiva temos de ter seres humanos produtivos e para tal temos de ir à nossa essência: A FELICIDADE.

patio do amor

Em resposta a esta afirmação e à questão colocada pelo Europan 14 (como reintroduzir a produtividade nos novos bairros urbanos?), propõe-se a criação de uma construção chamada de «semente da felicidade». Esta estrutura pretende criar um «organismo» dedicado ao desenvolvimento do bem-estar no ser humano contendo um programa que incidirá sobre 3 temas essenciais: LUZ, PAZ e AMOR.

axonometriaEste organismo, a «semente da felicidade», pretende por sua vez ser um ponto gerador de outros núcleos chamados de «núcleos de produção» que irão conter um programa misto onde se incluem as funções de produção, aprendizagem/criatividade e venda que irão otimizar, dinamizar e criar interatividade no ciclo produtivo.
salas de terapias de luzNo caso particular de Tubize é proposto que o primeiro núcleo de produção esteja associado à agricultura, sendo este um setor que tem vindo a diminuir na província de Brabant Wallon.
Este edifício será adaptado às exigências e irá conter ; o mercado de Clabecq direcionado sobretudo para a venda de produtos agrícolas e existência de zonas de restauração, uma escola agrícola, que irá incentivar os jovens a seguir pela vertente agrícola, e uma fábrica de tratamento e de embalamento de frutas.
A ideia aqui apresentada propõe a reformulação destes terrains vagues, antigas zonas industriais criando novas sinergias tendo como base a produção da FELICIDADE. Acredita-se que num futuro próximo, esta «semente» possa vir a ser «plantada» noutros locais dando origem a cidades felizes.

im gabinetemontra AO OMATELIER é um espaço criativo onde a arquitetura serve como meio de expressão para responder às necessidades dos clientes. Pretende-se projetar pensando o processo arquitetónico na sua totalidade, percebendo a construção, não como um objeto espacial para utilizar a curto e médio prazo, mas como um
elemento “vivo” onde se deverá entender o seu principio, meio e fim.
Para além da inovação conceptual e artística, temos igualmente como objetivo a inovação construtiva, dedicando muita atenção e rigor à fase de materialização do projeto, com soluções construtivas pensadas a longo prazo.
Sediado em Freamunde desde 2017 o OMATELIER tem atualmente em elaboração projetos no sul e norte de Portugal, tendo igualmente uma obra realizada na Suíça.
O OMATELIER tem parcerias com empresas de engenharia e construção civil a nível nacional, seguindo por isso todo o processo do projeto, desde a fase inicial do estudo prévio até à conclusão da obra.
Trabalhamos atualmente em todo o tipo de programa desde moradias (de raiz e remodelações), edifícios industriais, edifícios de turismo, entre outros.

Principais projectos em carteira
Complexo de turismo rural
Hotel
Moradias

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.