JUNO – Unidade Industrial Sakthi Portugal

JUNO_capa

A unidade industrial da Sakthi Portugal localiza-se em Águeda, na sub-região do Baixo Vouga na Região Centro de Portugal. O terreno com cerca de 200.000 m2 apresenta uma topografia relativamente plana. Procurou-se recuperar o solo para acolher diferentes tipos de árvores e vegetação no futuro. A implantação do edifício no extremo Norte do terreno respeita o plano de expansão que agrupará outras unidades fabris no complexo.

JUNO_VISTA_AEREA

A SAKHTI dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes críticos de segurança para a indústria automóvel, destacando-se por encontrar soluções de referência, combinando valores de simplicidade, economia e funcionalidade. As soluções e conceitos que se apresentam levaram em consideração os pressupostos fornecidos pelo layout fabril fornecido pela empresa, assim como os aspectos relevantes e condicionantes da legislação Portuguesa e das características do local para a implantação desta unidade.

JUNO_VISTA_03
Esta proposta procura vir ao encontro da cultura da empresa, na busca de encontrar soluções de excelência, que se conjugam com valores de simplicidade, economia e funcionalidade. O desenho do edifício foi resultado da optimização do processo fabril. Competiu-nos a resolução do seu fechamento, sem interferir com o layout, dando forma ao edifício que será composto por uma estrutura mista de pilares de betão e metal ordenados numa métrica de 10 metros que suportam uma cobertura metálica de chapas autoportantes. A forma da nave tipo Shed tira partido da orientação Norte-Sul permitindo direccionar uma grande quantidade de luz natural para os espaços interiores, para além de controlar a incidência solar directa. A geometria do edifício resulta da variação altimétrica de diferentes vãos separados 20 metros
entre si, Com uma altura média de 12 metros de altura.

JUNO_VISTA_04

Revista Anteprojectos - Janeiro de 2018 - nº 282 - pag 15logotipo aba 02.dgnAlexandre Burmester tem 35 anos de experiência na Elaboração e Coordenação de Projectos. A sua carreira teve início em 1980 como colaborador do Arq. Severiano Mario Porto, no seu atelier no Rio de Janeiro. A partir de 1982, desenvolve trabalho independente com escritório situado na cidade do Porto.
A A.BURMESTER ARQUITECTOS foi criada em Maio de 1991 com o objectivo de responder qualitativamente na elaboração e acompanhamento de projectos de Arquitectura, Urbanismo e Design. Resultado de anos de experiência prática, a empresa procura responder a diferentes desafios apoiada numa estável capacidade de Projecto, dimensionando-se organicamente de acordo com a escala, programas e prazos.
Adopta duas ideias como filosofia base: que na área criativa de projecto o excessivo dimensionamento é contrário à qualidade, e esta premissa será proporcional à quantidade/qualidade dos seus colaboradores, numa otimização constante da prática projectual. Se os conceitos arquitectónicos e a estrutura base do projecto são cada vez mais colaborativos e menos centrados no individuo, interessa-nos promover uma discussão aberta com o cliente, especialidades e todos os elementos integrantes durante o tempo particular de cada processo, amadurecendo tanto nas similaridades como nas diferenças, na procura de fundamentos universais que resistam à passagem do tempo.
Partimos do princípio que o Espaço, independentemente das ideias e formas, será sempre a matéria-prima. Além dos conceitos existem os sentimentos, além das interpretações existem os sentidos – fora de racionalidades e afectividades, o correcto pode ser imoral, o simples ser complicado e o óbvio ser misterioso.

Projectos em carteira:
– Reconversão quarteirão D. João I – Urbanismo
– Ampliação e reabilitação Pavilhão da Água – Institucional
– Sakthi India – Industrial
– Gaia – Complexo Turístico
– SDC – Central Shopping – Comércio e Serviços
– Cais do Lugan – Habitação

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.