Colégio Luso-Francês

2_1

O Edifício do Colégio Luso-Francês encontra-se neste momento desadaptado das funções que cumpre, fruto do seu crescimento, bem como da mudança das necessidades educativas e progresso dos projectos pedagógicos, consequência natural da passagem do tempo e das políticas educativas em confronto com a idade do actual edificado. Este diagnóstico trouxe-nos, portanto, a este momento, em que se opta por uma atitude mais interventiva sobre o edifício, estando claro que a simples intervenção adaptativa, de remedeio, é insuficiente.
O Edifício proposto é composto por cinco corpos distintos mas interligados interiormente destinados ao uso como Escola de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar, contemplando também um Pavilhão Desportivo e um Auditório com acesso directo ao exterior. O edifício preconizado é constituído por três pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira.

C_GINASIO_02

B_AUDITORIO_02A escola é composta por um corpo a Sul onde se encontra o Pré-Escolar, um corpo central – com uma direcção Nascente-Poente – que alberga a entrada e predominantemente funções de apoio e serviços e interliga os restantes, dois corpos perpendiculares a este, a Norte, onde estarão maioritariamente as salas de aula de 1º e 2º ciclo, e um corpo no correr da Rua do Amial onde estarão localizados o Pavilhão Desportivo e o Auditório.
Assim o projecto terá dois eixos principais, um Nascente/Poente, no edifício central, servindo de charneira com os restantes, e um segundo – Norte/Sul, paralelo à Rua do Amial, seguidos pelos dois corpos de salas de aula e pelo Auditório, e permitindo que os primeiros tenham a sua fenestração orientada a Nascente/Poente.

Revista Anteprojectos - Janeiro 2018 - pag 38

 

Revista Anteprojectos - Janeiro 2018 - pag 39PMPG - logo - bk-blueO Gabinete Pedro Mosca & Pedro Gonçalves, Arquitectos Lda., é orientado para a concretização de projectos de Arquitectura, procurando alcançar soluções construtivas e formalmente equilibradas. O debate das questões fundamentais da Arquitectura, bem como a dedicação à exploração de respostas às necessidades únicas de cada cliente, são uma prioridade no processo de concepção.
O Gabinete baseia a sua actuação na criação de um estudo, que vise uma resposta qualificada, com a convicção que a mesma só pode ser alcançada com o desenvolvimento de todas as fases de projecto. A total dedicação, o rigor disciplinar e técnico e a completa disponibilidade para assistência a todas as fases são factores imprescindíveis para a satisfação do cliente e sucesso do projecto. Para tal, todos os projectos são desenhados respeitando todas as suas fases, desde o programa base, onde são desenvolvidas em estreito debate com o cliente, as necessidades e funções a ter em conta, até ao projecto de execução onde, todos os pormenores construtivos são desenhados a escalas adequadas e com descrição detalhada dos materiais e suas características, permitindo um controle técnico da obra assim como um controle orçamental prévio.
Todas as fases do projecto são acompanhadas por diversos meios auxiliares do desenho como maquetas e modelos tridimensionais virtuais, não apenas como meio de aperfeiçoamento do projecto mas também como modo de apresentação mais adequado a um total conhecimento do projecto pelo dono de obra.
O foco está, portanto, na criação de um projecto, com qualidade disciplinar e arquitectónica, que venha de encontro às expectativas e necessidades dos clientes.
É um gabinete orientado para uma resposta integrada que abrange as diversas especialidades envolvidas nos projectos de arquitectura e engenharia, de modo a alcançarmos uma solução global de projecto, que reflicta as exigências do dono de obra, das boas práticas construtivas bem como a filosofia de trabalho com que nos identificamos. Esta resposta é o reflexo da larga experiência adquirida ao longo dos anos e dos diversos tipos de projecto e colaborações.
Estamos também preparados para auxiliar os nossos clientes no esforço promocional dos seus investimentos, integrando uma estreita relação com equipas de designers para apoio a toda a criação de uma imagem de mercado dos projectos elaborados.
Em conclusão somos uma equipa totalmente comprometida com o objectivo de criar projectos de arquitectura de qualidade, que satisfaçam plenamente o dono de obra, cientes de que o nosso futuro e sucesso estão intrinsecamente ligados ao sucesso e satisfação dos nossos clientes.

Projectos em carteira:
– Construção de Moradia Unifamiliar – Loulé, Algarve
– Remodelação de Edifício de Habitação Colectiva – Rua da Corticeira, Porto
– Casa CMMM, Construção de Moradia Unifamiliar – Francelos, Vila Nova de Gaia
– Construção do Colégio Luso – Francês – Rua do Amial, Porto
– Ampliação da Escola Superior de Saúde de Santa Maria – Porto
– Casa AGES, Construção de Moradia Unifamiliar – Rua Professor Correia de Araújo, Porto
– Remodelação e Ampliação de Moradia Unifamiliar – Lousada
– Construção de Moradia Unifamiliar – Rua Monte da Belo, Porto
– Construção de Edifício de Habitação Colectiva – Rua Nossa Senhora de Fátima, Porto
– Casa ECJM, Construção de Moradia Unifamiliar – Barcelos

 

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.