M-House

Capa

As características mais marcantes e determinantes do terreno estão na conjugação da sua envolvente paisagística e da sua exposição solar. O terreno conforma uma plataforma na encosta de um vale, protegendo-o dos ventos dominantes, existindo uma diferença de cota entre o contacto com a via pública e a extrema tardoz de mais de 6 metros, atingindo esta diferença de cota um valor acima dos 11 metros quando se tome como referência a cota mais baixa do vale dos terrenos adjacentes.

F1
Perante a orografia pareceu-nos essencial que a implantação do edifício desse uma resposta a ela, constituindo-se como elemento integrado, mantendo a harmonia com a paisagem como peça subtil adequada à escala do lugar e rejeitando a cota da rua como cota de referência que implicaria a construção de um muro desproporcionado e desajustado da escala do lugar.

P1

SALA_1Propõe-se então que a habitação tenha apenas um piso, que se desenvolva verticalmente abaixo da cota da rua e se desenvolva longitudinalmente acompanhando a curva de nível que define o talude que separava a plataforma da antiga habitação da plataforma do terreno adjacente. Desta forma, o volume que conforma a habitação apreende-se visualmente como uma continuidade construída da topografia existente, como um hibrido entre construção e terreno, alterando o paradigma de construção “sobre o terreno” para “com o terreno”.SUITE_1
Esta aproximação à topografia e relação com a construção permite por um lado o aumento da privacidade da habitação -uma caixa em betão com cofragem aparente em ripa de madeira e uma frente de 24 metros completamente envidraçada – que desta forma vive o vale como pano de fundo permanente, potenciando a orientação solar privilegiada (SE) e, por outro lado, é generosa com o espaço publico, abrindo à vista toda a extensão do vale e da paisagem dentro dos limites do terreno.

Revista Anteprojecto - Dezembro 2017 - pag 20

Todo o processo de construção da M-House pode ser acompanhado em www.mhouse.pt

Revista Anteprojecto - Dezembro 2017 - pag 21G:18. Larlogologo Model (1)L*Ar – Laboratório de Arquitectura é uma associação de profissionais liberais que prestam serviços na área da Arquitectura, Engenharia e Design.
Como num laboratório, fazemos de cada projecto uma experiência única, porque cada cliente é uma pessoa diferente com as suas preocupações e necessidades específicas. Como num laboratório, tentamos encontrar soluções. As nossas propostas surgem da tradição local, da paisagem, da envolvente, da ética, da nossa cultura e, muito particularmente, do nosso cliente. Entendemos a arquitectura como um processo continuado onde cada um destes elementos ocupa o seu lugar e onde o cliente é sempre coautor do resultado final. Partimos do principio que diferentes opiniões apenas podem melhorar uma ideia e a sua materialização através do Projecto de Arquitectura. Mais opiniões, melhor arquitectura.
Mas também nos destacamos no rigor técnico com que abordamos cada projecto, respeitando todas as suas fases.
Desde o programa preliminar, onde definimos o conjunto de problemas a que temos de dar resposta, passando pelo projecto base e diferentes estudos prévios, que abordam o conjunto de soluções possíveis até ao projecto de execução onde detalhamos construtivamente a própria execução da obra, acompanhamos sempre o cliente de forma que este seja participe activo na definição do projecto final, de modo a conseguir garantir o melhor controlo técnico e orçamental da obra.
Todas as fases do projecto são acompanhadas por meios auxiliares de visualização, como sejam maquetes, modelos tridimensionais, diagramas e simulações fotorrealistas, como modo do cliente estar perfeitamente consciente das decisões que irá tomar, antevendo a obra construída.
O LABORATÓRIO DE ARQUITECTURA é, por isso, um gabinete orientado para a criação de um projecto interdisciplinar diferenciador onde a comunicação com o cliente assume um papel central na nossa actividade como forma de garantir uma plena satisfação do mesmo, que é passo obrigatório e imprescindível para a construção do sucesso da nossa própria prática profissional.

Projectos em carteira:
– M-House, obra de raíz, Aveiro;
– Casa DM, reabilitação, Coimbra;
– Casa AS, reabilitação, Ilhavo;
– Hostel Mar, reabilitação, Gafanha da Nazaré;
– Edificio MV, reabilitação, Aveiro

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.