Sistemas Centralizados a Três Tubos – Módulos de Recuperação de Calor -

PAGINA AC

Num contexto em que as exigências de climatização são cada vez maiores, quer do ponto de vista de eficiência energética quer do ponto de vista de flexibilidade e desempenho do equipamento, a Samsung procura encarar estas exigências como desafios e neste sentido tem vindo a desenvolver tecnologia que permite responder às necessidades e desejos de cada utilizador.
No universo dos grandes e médios edifícios, os sistemas de climatização centralizados são cada vez mais uma realidade consolidada e uma exigência, uma vez que se tratam não só de soluções de elevado desempenho energético como também de fácil implantação, tanto em novas construções como em remodelações de edifícios existentes. Na concepção destes edifícios no que se refere aos sistemas de climatização, existe na grande maioria dos casos a exigência de responder a necessidades de arrefecimento e aquecimento simultâneo, o que conduz normalmente à procura de sistemas que permitam produção de calor e frio em diferentes zonas do edifício no mesmo registo temporal.
Para tornar esta exigência uma realidade física a Samsung desenvolveu uma tecnologia que, em conjunto com centrais térmicas a três tubos (sistema VRF), possibilita a produção de modos de climatização simultâneos. Esta exigência tornou-se possível através dos denominados módulos de recuperação de calor, peças únicas e fundamentais na arquitectura deste tipo de solução. Estes módulos instalados no interior dos edifícios recepcionam três tubos provenientes da central térmica, disponibilizando junto de cada uma das unidades terminais o modo de funcionamento solicitado por cada um dos utilizadores.

MCU_recovery

Os módulos permitem não só conectar unidades terminais de diferentes tipologias (condutas / consolas / cassetes) como interligar ao sistema módulos de produção de águas quentes sanitárias, permitindo produzir de uma forma eficaz água quente de consumo no verão, altura em que o calor removido do interior do edifício é descarregado para os depósitos de acumulação, não existindo por esta razão qualquer desperdício térmico, contribuindo para edifícios cada vez mais eficientes e amigos do ambiente.
Estes módulos são disponibilizados nas versões de 1, 2, 4 e 6 portas permitindo ligar até um total de 16 kW térmicos em cada uma das saídas (portas) sendo possível conectar desde uma a um máximo de oito unidades terminais (todas as unidades ligadas à mesma porta funcionam no mesmo modo: aquecimento ou arrefecimento).
Um dos aspectos diferenciadores destes módulos recuperadores é o de que os podemos interligar apenas através de um ramal de cobre sem necessidade de recorrer a ligações ou derivações em cobre, evitando soldaduras adicionais permitindo instalações mais rápidas, mais simples e com menores perdas térmicas associadas. Os módulos podem assim ser ligados entre eles directamente pela ordem que for desejada, trazendo claros benefícios para o processo de instalação.
Com esta tecnologia torna-se possível responder a todas as necessidades de climatização e produção de água quente do edifício em qualquer altura do ano e de uma forma extremamente eficiente, fazendo com que grandes e pequenos espaços possam conviver em simultâneo com necessidades de climatização distintas. Este equipamento possibilita a redução de tubagem de cobre no edificado, fazendo com que a optimização dos materiais aplicados seja uma realidade e que cada um dos sistemas fechados consiga funcionar com menores cargas de gás associadas, contribuindo de uma forma inegável para a segurança da instalação, anulando o risco de concentrações de gás em caso de fuga.
Assim, com esta solução, a Samsung torna possível a produção de aquecimento e arrefecimento simultâneo, com elevada eficiência energética e com a possibilidade de inúmeras configurações arquitectónicas extremamente simples e fáceis de instalar, fazendo com que o acesso a este tipo de solução com benefícios claros para o utilizador se tenha tornado uma realidade.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.