Moradia Unifamiliar _ Projeto de Reabilitação

Apresentação 1

O projeto de arquitetura que se apresenta resulta da intenção da reformulação interior e exterior, incluindo a unificação dos imóveis, sitos no largo 5 de Outubro, n.ºs 4 e 5 – Queluz de Baixo, afetos ao uso habitacional. Ambos os corpos edificados apresentam um avançado estado de degradação, sendo que do n.º 4, aluiu completamente o sistema de cobertura original, com agravamento ao estado dos elementos interiores, uma vez que se encontram expostos às intempéries.

A obra de reabilitação proposta assenta na requalificação construtiva, funcional e estética de todo o imóvel, garantindo a preservação dos elementos arquitetónicos existentes, otimizando a resposta às ações sísmicas pela adoção de soluções de reforço estrutural.

P4b

A intervenção consubstancia-se em:

• Readaptação interior do piso do rés-do-chão para afetação de áreas sociais, incluindo a instalação de uma cozinha, sala de estar / refeições, lavabo social, ginásio, lavandaria, arrecadação e espaço de garagem (lotação para 2 automóveis). A tardoz localiza-se uma área de pátio exterior descoberto;

• Reformulação e ampliação do piso do 1º andar, afeto às áreas privativas de repouso e descanso, com instalação de quatro suites, área de escritório e terraço exterior coberto;

P5b

A ampliação executar-se-á de modo a privilegiar a continuidade do corpo construído, na forma de dois pisos (n.º 4), com replicação dos vãos de fachada, equilibrando volumetricamente o conjunto.

• Reformulação da cobertura existente, adotando sistema de revestimento em chapa de zinco bilacado à cor cinzentoescuro;

• Aproveitamento do desvão da cobertura (sótão) em tipologia de águas furtadas, incluindo a execução de quatro elementos de trapeira (Alçado Sudeste) e de duas varandas nos alçados Nordeste e Sudoeste.

Planta Largo 5 de Outubro.cdr

Por demais, adotar-se-ão materiais e soluções construtivas idênticas às originais, incluindo o restauro de alguns elementos existentes.

 

UP_Fernando CostaLogotipo UPA UP – Urbanismo de Portugal é uma empresa nacional que exerce atividade desde 2003, com vasta experiência na prestação de serviços no campo da Arquitetura e do Urbanismo, ao nível da conceção, do licenciamento e do acompanhamento de obra, com especial enfâse na gestão de contactos e diligências entre as entidades contractuantes e as entidades consultoras / licenciadoras.
O Gabinete é composto por uma equipa jovem, multidisciplinar, qualificada e dinâmica, reunindo entre si um conjunto de conhecimentos e experiência nas mais diversas fases de projeto, desde estudos de conceção, licenciamentos, coordenação de especialidades, execução e apoio à obra.
Assumimo-nos perante os nossos parceiros como uma equipa competitiva, que prima pela eficácia, rigor e profissionalismo, independentemente da dimensão da intervenção requisitada, privilegiando a adoção de soluções globais, técnicas, contemporâneas e económicas, potencializadoras do uso, da exploração, da valorização do imóvel e da rentabilização da operação proposta.
Na vertente da conceção desenvolvemos propostas urbanísticas de ordenamento territorial, projetos de edificação de raiz, reabilitações e remodelações dos mais diversos espaços, afetos aos usos comerciais, habitacionais, de serviços e de equipamentos, assentes nos princípios da arquitetura sustentável, moderna / contemporânea, inclusivé à abordagem tradicionalista, eclética e característica ás diferentes regiões do país. Elaboramos ainda processos de legalização junto das entidades autárquicas, mediando e facilitando a relação entre o cliente particular e os requisitos burocráticos inerentes à operação requerida.
Garantimos soluções eficazes na conceção e desenvolvimento dos projetos de arquitetura, coordenando sinergias comprovadas no que diz respeito à compatibilização do projeto de arquitetura com os projetos de especialidades (engenharia) complementares.
Na vertente de obra, procedemos à gestão, fiscalização e coordenação de segurança, com acompanhamento técnico especializado dos aspetos da atividade construtiva.
Na vertente imobiliária, acompanhamos o investimento particular através de consultoria vocacionada, na perspetiva de potenciar e rentabilizar as suas aplicações.
Na UP prezamos o diálogo e o intercâmbio de ideias com o objetivo de maximizar a qualidade da resposta, ao serviço dos reais interesses do cliente, adotando uma filosofia de trabalho conjunta, com acompanhamento total do processo. É esta a chave do sucesso mútuo e da plena da satisfação do cliente.

Projectos em carteira:
Encomenda pública e privada, nomeadamente:
– Edifícios de habitação, serviços, comércio e equipamentos.

Volume de negócios:
250.000,00 euros/ano

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.