Torre e Museu da Independência

ftna7eesc-1

A Torre e Museu da Independência, consiste num equipamento de grande envergadura e visibilidade, localizada na capital da Argélia, que celebra a Independência do país estabelecida em 1962. Com uma altura total de 330m, a Torre e Museu da Independência assumir-se-á como um marco de referência na faixa costeira e skyline de Argel, somando-se a outros símbolos identificativos da cidade como o Monumento aos Mártires ou a Grande Mesquita de Argel (com o seu impressionante minarete).

ftna7eesc-2

Em termos programáticos, a Torre disponibiliza aos visitantes diversos pontos de observação panorâmica sobre a cidade e faixa costeira, a alturas variadas, acolhendo para além disso diversos espaços culturais e de lazer agregados em três núcleos funcionais principais: o Núcleo Museológico, que ocupa os dez primeiros pisos; o Núcleo de Restauração, distribuído pelos três pisos localizados no centro altimétrico da Torre e o Núcleo VIP, que agrega os dois últimos pisos visitáveis. No Núcleo Museológico, dedicado ao país e ao tema da Independência, destacam-se as áreas expositivas permanentes e temporárias, auditório, salas de projeção e biblioteca. O Núcleo de Restauração alberga dois restaurantes temáticos e respetivos espaços de confeção, serviço e apoio. O Núcleo VIP integra áreas exclusivas de observação sobre a envolvente, localizadas nos pisos mais altos acessíveis ao público.

ftna7eesc-3

Formalmente a Torre desenvolve-se em volta de um fuste central em betão, com uma secção variável – mais largo na base e mais estreito na parte superior, culminando num topo aguçado onde se fixa a Bandeira Nacional – que concentra os acessos verticais, equipamentos de distribuição para os vários pisos, alguns espaços de apoio e técnicos. Em redor, ancorados ao fuste, projetam-se os pisos que acolhem as áreas programáticas distribuídos pelos três núcleos já referidos, segregados não só pela ocupação funcional mas também fisicamente, em altura, pela sua separação vertical no perfil da Torre. De referir que a implantação do piso/núcleo térreo ajusta-se a um perímetro circular, centrado no fuste, cujo perímetro de 62 metros remete simbolicamente para o ano da Independência. Tanto o fuste como os núcleos funcionais suspensos do fuste são envolvidos por uma Pele Exterior metálica, que define e estabelece a imagem única e inconfundível da Torre.

Torre e Museu da Independência_4

Um dos elementos mais distintivos da Torre e Museu da Independência é assim a sua “pele exterior”. Este revestimento caracterizado pelo seu desenvolvimento dinâmico, fluido e sinuoso, define de forma impactante o aspeto ímpar da Torre, envolvendo-a numa ascensão helicoidal que conduz o olhar do observador até ao cimo, culminado na Bandeira da Argélia. Conceptualmente, este elemento envolvente invoca a razão de ser e concretiza o simbolismo inerente deste monumento à Independência, representando o “braço” do povo que segura e ergue bem alto e visível o fuste onde se exibe a Bandeira – símbolo maior do País.

 

Imagem Gabinete DestaqueLogotipo A1V2Fundada em 1997, a A1V2 é uma multinacional portuguesa de Engenharia, de Arquitetura e de Urbanismo que presta serviços de conceção, de consultoria, de fiscalização e de gestão de projetos. Complementarmente, conta com um departamento de 3D capaz de produzir conteúdos realistas de imagem e animação de qualquer infraestrutura ou projeto.
Somos uma empresa que está continuamente em busca de oportunidades para fazer a diferença, em Portugal e no estrangeiro. Para nós, cada cliente é único, cada necessidade é distinta e cada geografia, específica. Procuramos sempre fornecer soluções únicas e inovadoras que respeitem esses fatores.
Temos uma abordagem pluridisciplinar, diferenciadora, que tem permitido colocar, de modo eficaz, a técnica e a arte ao serviço das necessidades das pessoas e das comunidades, onde quer que elas se encontrem. Esta forma de atuar permitiu-nos alcançar uma sólida reputação nos mercados onde estamos presentes.
Para nós, a Engenharia é tão importante como a Arquitetura e como o Urbanismo e fazemos questão de os integrar para construir o mundo à sua volta.
Atualmente, além da sede em Portugal, a A1V2 possui escritórios em Angola, na Argélia, em Marrocos, na Namíbia e no Qatar.

VISÃO
Ser uma referência internacional como marca portuguesa em Engenharia e Arquitetura.

MISSÃO
Proporcionar serviços de alta qualidade nas áreas da Engenharia, da Arquitetura, da Consultoria e da Fiscalização, reforçando continuamente a imagem alcançada de excelência, de credibilidade e de competência, satisfazendo e fidelizando os nossos clientes.

VALORES
Conhecimento
Rigor
Integridade
Humanidade

MODO DE ATUAÇÃO
Metódico
Focado
Transparente
Simples

PERSONALIDADE
Ambiciosa
Exigente
Dedicada
Dinâmica

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.