Casa Paredes Velhas

Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 26Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 27A habitação localizar-se-á num terreno com 737,83 m2, no concelho de Vouzela, distrito de Viseu.
O edifício, com 230,60 m2 de área de construção, desenvolve-se num único piso acima da cota de soleira. As entradas, pedonal e automóvel, estabelecem-se no alçado principal, localizado a Norte.
A definição da implantação da unidade habitacional teve em conta, não só, as características da envolvente, como também, do arruamento que serve o lote em paralelo com as especificidades da orientação solar.
Quanto à volumetria, o edifício apresenta-se em forma de L, constituído por dois volumes que permitem a distribuição e desvinculação entre as áreas sociais e as áreas privativas da habitação. Estes dois momentos, além de exteriormente, definirem a entrada principal da habitação, agregam-se através de um hall central, de distribuição interior.

Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 28

No volume a nascente, localizam-se as salas de estar e jantar, com aberturas a sul, e a cozinha e despensa, com aberturas a norte. Esta opção teve em consideração questões relacionadas com privacidade e exposição solar. Para as salas, de estar, jantar e cozinha procurou-se a definição de espaços amplos, devidamente articulados entre si.
No outro volume, situado a poente, localizam-se dois quartos e uma instalação sanitária, com aberturas a nascente. A sul deste conjunto e com abertura no mesmo sentido, localiza-se o quarto principal, com acesso a uma instalação sanitária privativa e closet.
Ainda na mesma formação volumétrica, a norte, encontra-se um núcleo destinado a lavandaria e garagem, ambos acessíveis através de um pequeno hall, próximo da entrada principal, e com acesso direto ao exterior.
Tanto nas salas como nos quartos, procurou-se tirar o máximo de partido da relação entre estes e os espaços exteriores envolventes.

Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 28a

Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 29aRevista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 29bCom mais de 20 anos de experiência e já distinguida com a categoria ouro no Prémio Estrela Internacional WQC (World Quality Commitment) em Paris no ano de 2008, a JMB tem a sua sede em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.
Composto por uma equipa multidisciplinar que conjuga, experiência e saber, com criatividade e irreverência, vão assumindo a responsabilidade de materializar os desígnios dos clientes.
Esta equipa de arquitetos e técnicos qualificados vão criando de norte a sul do país os espaços onde se vive, estuda, trabalha, passa os tempos livres…
A JMB ao longo da sua existência tem tido o privilégio de realizar trabalhos com uma grande diversidade, tanto funcional como de escala, designadamente edifícios de habitação, unifamiliar e coletiva, empreendimentos turísticos, equipamentos públicos e privados, complexos desportivos, parques urbanos, etc.
É de máxima importância, para nós, ir ao encontro das necessidades e do bem-estar do utilizador do espaço, com propostas estudadas e delineadas com rigor, acompanhadas junto das entidades licenciadoras e dos construtores.
Atualmente o Atelier JMB Arquitectos, está a desenvolver projetos de âmbito social nomeadamente um Hotel Sénior e Estruturas Residenciais para Idosos. Destacam-se, ainda, estudos para empreendimentos turísticos com maior evidência para o turismo rural.
Na execução dos trabalhos, concepção, desenvolvimento e pormenorização, contamos com a colaboração de diversas equipas especializadas em engenharia, fiscalização, topografia, design gráfico, fotografia e escultura.
Todos os nossos profissionais têm um grande sentido de responsabilidade perante o cliente, mas é também uma missão apaixonante! É com este sentimento que vivemos e fazemos arquitectura.

Projectos em carteira:
– Hotel Sénior nas termas de São Pedro do Sul
– Centro Social de Belazaima do Chão
– Estrutura Residencial para Idosos em Benfica do Ribatejo
– Hotel em Salvaterra de Magos
– Quinta do Faleiro – empreendimento turístico
– Quinta da Alagoa – turismo em espaço rural
– Lameiro Longo – turismo em espaço rural

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.