Sistema de proteção contra descargas atmosféricas – Condutores de baixada Isolados

Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 54A ausência de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas adequado pode traduzir-se num risco elevado para pessoas, animais e edifícios, bem como para todo o tipo de instalações e equipamentos eletrónicos. As descargas atmosféricas são fenómenos de descargas elétricas de grande magnitude e intensidade com valores de corrente que podem facilmente atingir os 200kA num curto espaço de tempo (μs), produzindo danos materiais e consequências extremamente graves ou mesmo fatais para a vida dos seres humanos.
Num mundo em constante evolução, também os sistemas de proteção têm vindo a ser alvo de estudos rigorosos que visam acompanhar o desenvolvimento tecnológico e arquitetónico. Foi neste âmbito que foram desenvolvidos os Sistemas de Proteção Isolados, nos quais o captor e o condutor de baixada são colocados de modo a que a corrente de descarga não possa circular na estrutura a proteger. Esta solução só é possível através da utilização de condutores de baixada isolados, como é o caso do cabo isolado ISO DC/Infocontrol. Com recurso a desta tecnologia torna-se possível a execução dos condutores de baixada do para-raios pelo interior dos edifícios, assegurando a segurança da instalação, equipamentos e pessoas, bem como o respeito pela arquitetura dos edifícios.
O cabo ISO DC/Infocontrol é um condutor de alumínio com secção de 50mm2 (cumprindo os requisitos normativos) com um isolamento de elevada performance, que lhe confere uma elevada condutividade e baixa impedância, permitindo deste modo criar uma distância de separação de 1m de ar entre ele e uma outra estrutura na sua proximidade, de acordo com a NP EN 62305 e NP 4426:2013. Esta característica confere a este condutor a capacidade de minimizar possíveis arcos elétricos e perturbações eletromagnéticas originadas pelas descargas atmosféricas.
Revista Anteprojectos - Novembro 2017 - pag 54aÉ um requisito normativo da NP EN 62305 que todos os componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas sejam testados a 100kA, na onda 10/350μs.
Para poderem ser utilizados como condutor de baixada esta certificação é obrigatória.
Os condutores isolados facilitam e permitem a instalação do para-raios em qualquer tipo de edifício na área da reabilitação urbana: hospitais, datacenter’s, indústrias, instalações militares, refinarias, torres de telecomunicações, entre muitos outros, onde pelas características técnicas da instalação, por dificuldades de espaço ou limitações arquitetónicas a implementação de um sistema de proteção tradicional seria complexa, ou mesmo impossível.
Associados ao sistema de para-raios inteligente, estes condutores são o futuro dos sistemas de proteção garantindo:
– Proteção eficaz das instalações;
– Índice superior de proteção eletromagnética;
– Controlo e verificação/manutenção ao longo do tempo;
– Monitorização do número de impactos, com registo de data e hora de cada descarga;
Com a instalação do sistema de para-raios, é também um requisito a aplicação de descarregadores de sobretensão, seguindo as regras de coordenação de isolamento das R.T.I.E.B.T –Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Autor: Nuno Silva, Gestor de produto – Área Proteção Elétrica – Infocontrol, S.A.

Mais informações:

Infocontrol, S.A.

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.