Moradia unifamiliar – Rua das Bocas

Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 12c

Edifício de habitação unifamiliar inserido numa grande área de terreno. Outrora, casa de carater agrícola com características muito interessantes tanto a nível construtivo como de distribuição espacial e que importa preservar, tanto a nível particular, como urbano, dotando os lugares de uma memória e simbolismo a respeitar.

Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 13
Este edifício, anterior a 1951 teve uma intervenção recente ao nível de aumento de implantação com a construção de uma garagem.
Pretende-se fazer a remodelação/melhoramentos no interior da casa antiga, as quais vão implicar alteração/reconstrução de lajes, ajustando cotas de acessibilidade e de pé direito na área dos quartos; abertura/redimensionamento de vãos, remodelação de espaços e desenho de novos espaços de sanitários.

Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 14a
A nova distribuição funcional da moradia, traduz-se no essencial em dotar o espaço, nomeadamente cozinha, zona social e quatro (todos com wc privativo), de acessibilidade total. Toda esta distribuição localiza-se no 1º piso, com acesso direto ao exterior e com ligação acessível à rua.
No rés do chão, localiza-se a garagem e um arrumo, um salão com pé direito duplo, um wc de serviço, um escritório, uma área de lavandaria e um quarto com wc privativo.

Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 14b

 

Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 15Revista Anteprojectos - Outubro 2017 - pag 15bAlbertina Oliveira – Licenciada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 1997.
Em 1999 estabeleceu-se e criou o atelier Albertina Oliveira – Arquitectura Unipessoal Lda., cuja missão é pensar / propor espaços em que a arquitetura seja coerente na resposta às várias condicionantes e se traduza num todo com identidade.
A nossa postura traduz-se numa visão contemporânea da arquitetura contextualizada nos “vários territórios”. Trabalhar com vários programas, territórios, tipos, escalas, são desafios que estimulam e desencadeiam em nós uma atitude inquieta, que nos caracteriza e consideramos importante no nosso método de trabalho.
Questionar, aprofundar, melhorar novas abordagens são constantes no nosso processo de projeto com a finalidade de se propor soluções de arquitetura sustentáveis e coerentes.
Pretendemos que os espaços que propomos sejam promotores da qualificação do território, do ambiente, de sensações plenas de felicidade. Sejam “sensuais”, tenham emoção e sejam testemunho de vida.
Albertina Oliveira – Arquitectura Unipessoal Lda., conta também com a colaboração de gabinetes técnicos
especializados, podendo assegurar a coordenação de todas as especialidades, em todas as fases de construção e fiscalização da obra, até à sua conclusão.

Principais projectos em carteira:
– Ampliação e Recuperação de Habitação Unifamiliar – Gondomar
– Moradia Unifamiliar em loteamento – Gondomar
– Moradia Unifamiliar – Junto ao Rio Douro / Gondomar
– Moradia em Loteamento – Valbom / Gondomar
– Alojamento Turístico – Rua da Fábrica / Porto
– Alojamento Turístico – Rua de São Dinis / Porto
– Recuperação e Ampliação de um Edifício de Habitação Coletiva – Rua 14 de Outubro / V.N. de Gaia
– Recinto Polidesportivo AAJUDE – Santa Cruz do Bispo / Matosinhos

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.