Não Lavar em Excesso – chegou a hora de acabar com os hábitos de cuidado obsoletos

NaoLavarEmExcesso90% das nossas roupas são deitadas fora muito antes do fim do seu ciclo de vida, devido às mentalidades da moda rápida e hábitos de cuidado da roupa já obsoletos. Para mudar a forma como tratamos a nossa roupa – prolongando a sua vida e sendo mais amigos do ambiente – a AEG lança o Care Label Project, juntamente com parceiros da indústria da moda, começando com a etiqueta de lavagem completamente nova – ‘Não Lavar em Excesso’

A moda rápida tem feito com que as pessoas se esqueçam de como devem cuidar da roupa. Hoje, 90% da roupa é deitada fora muito antes de estar inutilizada, da qual 70% é descartada devido às cores desbotadas, encolhimento e deformação [1]. O que poderia ser evitado com melhores hábitos de cuidado.


[1] P&G Unveils Latest Innovations in Fabric Care Based on Cognitive Science, on behalf of AEG

 

CareLabelProject

Hábitos de cuidado à moda antiga num mundo de moda rápida

Num estudo internacional conduzido pela AEG sobre os hábitos de cuidado da roupa na Europa, mais de metade dos inquiridos diz que confia nas etiquetas de lavagem para se sentirem confiantes quando estão a lavar a roupa. Contudo, um terço destes acha-as confusas. Na verdade, as etiquetas de lavagem indicam apenas conselhos e está estabelecido no seio da indústria da moda que se deve indicar uma durabilidade inferior dos tecidos.

“A forma como cuidamos da roupa tem um grande impacto tanto na sua durabilidade como no ambiente. Contudo, os nossos hábitos de cuidado não mudaram durante muito tempo, mesmo que hoje em dia tenhamos tecnologias modernas que conseguem prolongar a vida da roupa e do meio ambiente se usadas corretamente”, afirma Ângela Pereira da AEG. “Como primeiro passo para a mudança, iniciámos o Care Label Project e estamos a lançar uma nova etiqueta – ‘Não Lavar em Excesso’”.

‘Não Lavar em Excesso’ atualiza antigos hábitos de cuidado em três diferentes categorias: Limpeza a seco; Temperaturas mais baixas e Lavar menos. Em acréscimo à nova etiqueta de cuidado, o Care Label Project criou um Guia de Cuidado Moderno, disponível no website da AEG, com dicas de cuidado modernas sobre como cuidar das roupas. Juntos, a etiqueta de cuidado e o guia de cuidado pretendem educar os consumidores e a indústria do vestuário sobre como cuidar da roupa de uma forma moderna e que seja menos prejudicial para a roupa e para o ambiente.

Um apelo em uníssono da indústria

“Ao colaborar com os fabricantes e com a indústria da moda é criada uma ponte de conhecimento necessária entre as nossas indústrias para levar responsabilidade desde o momento em que se produz uma peça de roupa, até ao seu cuidado, e assim prolongar a sua vida”, afirma Ângela Pereira, da AEG.

Para testar a nova etiqueta de cuidado ‘Não lavar em excesso’ e o Guia de Cuidado Moderno, a AEG juntou-se a 14 designers emergentes de toda a Europa. Todos estão a experimentar os produtos e hábitos de cuidado atualizados, de forma a testarem e comprovarem que a tecnologia moderna consegue cuidar dos mais delicados tecidos de uma maneira satisfatória. As peças de vestuário dos testes são todas apresentadas na própria coleção de moda do projeto – a Care Label Collection -, juntamente com orientações de cuidado que garantem a longa vida das peças de roupa. Os designers também optaram por adicionar a nova etiqueta de cuidado ‘Não lavar em excesso’ nas suas coleções atuais.

“Se comprar calças de ganga de boa qualidade, pode vesti-las durante cerca de dez, vinte anos. Se souber como tratar, lavar e cuidar delas, podem viver consigo para sempre”, afirma Han Ates, fundadora do Blackhorse Lane Ateliers e designer colaboradora no Care Label Project.

Todas as opiniões dos designers sobre os hábitos de cuidado da roupa, a slow fashion e uma mentalidade de moda sustentável foram reunidos numa série de vídeos denominados “histórias de designers”, disponíveis no YouTube e site da AEG.

Care Label Project é uma iniciativa da AEG, em colaboração com 14 talentosos designers; A Woolmark Company; Fashion Revolution; Not Just A Label (NJAL); the H&M & ELLE Conscious Award 2017 winner Houdinie Electrolux.

Mais Informações:

http://group.electrolux.com

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