Betão Face à Vista

Betao Face a Vista© archive Olgiati

Numa edição sobre revestimentos, escolhemos uma solução construtiva própria para NÃO REVESTIR, ou de outro modo, REVESTIR sem o fazer!
A denominação deste material não é unânime, desde betão arquitetónico, betão face à vista ou betão aparente, o nome parece pouco importante quando as cores, formas e texturas são tão vastas que reivindicam pelo protagonismo.
Vamos aqui adotar o termo “betão face à vista” porque não é só arquitetónico e porque não pretende “aparentar” nada do que não é. É só um betão, desenvolvido para ficar à vista – sem vergonha, assumindo a nobreza que lhe é devida.
O betão pode ser branco, cinzento ou colorido; plano ou curvo; liso, rugoso ou texturado; utilizado em paredes, coberturas e pavimentos.
O betão face à vista alia as funções estrutural e de enchimento a características estéticas e de durabilidade que capacitam o seu uso como acabamento final. Assim o betão desempenha a sua função habitual, a das alvenarias e a dos revestimentos.
Propriedades como resistência mecânica, resistência ao envelhecimento, resistência ao desgaste, resistência ao fogo, resistência a ambientes marítimos, com pouca manutenção, são atributos apetecíveis à adoção de soluções construtivas com betão face à vista.
O envolvimento dos projetistas é essencial em todas as fases do processo. A antecipação das situações mais difíceis, a motivação e formação das equipas ou a escolha de profissionais experientes são fatores que contribuem para o sucesso do resultado final.
Num projeto com betão face à vista, o dimensionamento é da responsabilidade da Arquitetura mas também das especialidades, como as Estruturas e a Térmica. É nesta fase que se determinam DIMENSÕES, FORMAS, CORES e TEXTURAS. Mas é também nesta fase que se especifica o que vem nas seguintes.

Betao Face a Vista 01© archive Olgiati

Produção de Betão: a cada obra corresponde um desenvolvimento diferente. A qualidade do material e o planeamento das betonagens devem ser especificados.
Em obra, os cuidados são acrescidos – Esta estrutura não vai ser revestida. É como um desenho onde não há borracha.
Quando o betão endurece, é para sempre!
Os moldes são da maior importância, são o negativo da construção. As armaduras devem ser protegidas para prolongar a vida útil do conjunto.
A proteção em obra protege as peças em betão de possíveis danos na conclusão da obra.
Todos os pormenores devem ser acautelados.
A Secil presta apoio técnico em fase de projeto para garantir o bom uso dos seus materiais e dar forma às ideias.

Logo Secil

www.secilpro.com
[email protected]

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.