Igreja do Divino Salvador, Freamunde

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 22

É a partir do estudo da evolução litúrgica do espaço cristão e de um olhar atento à morfologia complexa do local de intervenção que nasce o projecto.

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 23

Um muro de granito prolonga-se da envolvente gerando o embasamento que suspende o Templo. Recorta em si um Adro que separa funcionalmente a Igreja do Salão Nobre, uma espécie de antecâmara exterior que remete para o silêncio e o recolhimento. Sobressai o céu, o canto das folhas de uma magnólia varridas pelo vento e o correr da água. Uma porta de cristal convida quem ali entra a fazer parte da grande família. Lá dentro, Presidência e Assembleia erguem-se para o Divino através do grande clerestório vertical que desenha a paixão de Cristo a luz e sombra nas paredes. As Capelas Mortuárias abrem-se para a antiga Igreja Matriz conferindo unidade ao perfil do antigo arruamento.

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 24a

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 24b

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 25

Anteprojectos - Agosto 2017 - pag 25aASVS Arquitectos é uma equipa multidisciplinar de jovens Arquitectos e Designers liderada por Vítor Leal Barros, licenciado pela Universidade Lusíada do Porto.
Desde 2005, a ASVS desenvolve projectos de maior ou menor complexidade em Portugal e no exterior, desde o Planeamento Urbanístico à Arquitectura Cívil. O seu portfólio abrange ainda trabalhos realizados nas áreas do design de interiores, design de produto e design gráfico. A ASVS Arquitectos defende um conceito de atelier cuja actividade se estende para lá da oferta de serviços de Arquitectura. Alarga o seu campo de acção ao design e à arte através d’A Loja da Casa Verde’, um espaço comercial destinado à promoção do design Português. Paralelamente à actividade primordial, a ASVS desenvolve um projecto de dinamização cultural integrado no processo criativo do atelier e d’A Loja da Casa Verde’. Surge como resposta à necessidade de estabelecer uma plataforma de debate que incentive a discussão de teorias, conceitos e ideias relativos às questões contemporâneas da arquitectura e urbanismo, do design e das artes plásticas.

Projectos em carteira:
2017
– Projecto de Recuperação Apartamento, Calçada do Monte, Lisboa
– Reconversão de Fachadas de Edifício Industrial, Freamunde, Paços de Ferreira
– Projecto de Unidade Industrial, Lousada, Porto
– Projecto para edifício de Habitação, Raimonda, Paços de Ferreira

2016
– Projecto de Recuperação Apartamento, Egas Moniz
– Projecto de Recuperação Apartamento, Antas, Porto
– Projecto para edifício de Habitação, Eiriz, Paços de Ferreira

2015
– Projecto para Igreja, Centro Paroquial e Capelas Mortuárias do Divino Salvador, Freamunde
– Projecto para edifício de Habitação, Arcozelo, Vila Nova de Gaia

 

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.