Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos de Sines

Apresentação 1

A proposta para a construção do centro de recolha oficial de cães e gatos de Sines, surge da necessidade imediata de recolher os inúmeros animais que atualmente se encontram ao abandono na via pública do concelho.

O edifício implanta-se no extenso complexo industrial de Sines e pretende assumir-se como um volume desconstruído, onde dessa desconstrução resultam três volumes desencontrados; um destinado ao alojamento de cães, outro, ao alojamento de gatos, e um terceiro, destinado a albergar os vários serviços técnicos inerentes ao próprio programa.

Model

Num território de carater predominantemente industrial, onde a presença de oleodutos é uma constante, a edificação desenha-se fundamentalmente em comprimento, elevada do solo, procurando estabelecer, através desta característica e do desalinhamento dos três “corpos”, uma relação com a implantação espacial da infraestrutura tubular envolvente e os seus desvios de sentido.

Os três volumes conectam-se, por sua vez, entre si, através de um percurso interior funcional que articula os três edificados e estabelece a comunicação física entre a área de serviços e os compartimentos dos animais. Existindo contudo, em momentos específicos, barreiras físicas e visuais, que encerram cada um dos volumes, conferindo o distanciamento obrigatório entre as duas espécies animais que ali permanecerão.

Apresentação 1

A construção apresenta-se depurada, na cor cinza, com vãos sóbrios posicionados com base numa métrica, procurando uma clara alusão aos edifícios fabris envolventes.

Devido ao facto da disponibilidade financeira para a execução da obra ser bastante reduzida, recorrer-se-á a soluções construtivas correntes e económicas para a construção do edifício, nomeadamente, paredes em alvenaria de tijolo, divisórias em rede metálica eletrosoldada e coberturas em painéis “sandwish”.

 

Imagem gabinete em destaque - JPEG 250 dpilogotipo enginarioV4A “Enginário – Projecto, Imagem e Formação Lda, é uma sociedade por quotas com sede no Lote 21 do Bairro de Montevil, 7580-321 em Alcácer do Sal.
Encontra-se em actividade desde 2014 sendo caracterizada por uma estrutura de funcionamento em rede com um quadro técnico muito abrangente nas áreas de:
– Projecto de Infra-estruturas Urbanas e Municipais
– Engenharia Sanitária e do Ambiente
– Projecto nas vertentes de Arquitectura e Especialidades
– Projecto e implementação de sistemas de protecção, automação e telegestão com especial enfoque nas aplicações dirigidas a infra-estruturas de água, saneamento e rega.
A estrutura em rede da empresa permite aligeiramento de custos de produção e em consequência acrescida competitividade.

Descrição e actividade:
A Enginário assegura a elaboração integral de projectos de arquitectura e engenharia no âmbito de construção de edifícios, planeamento urbano e infra-estruturas bem como a direcção técnica e fiscalização bem como no desenvolvimento e implementação de sistemas de automação e telegestão.
Parte significativa do corpo técnico da empresa esteve associada a trabalhos de projecto e planeamento na área das infraestruturas urbanas em Moçambique em projectos financiados pela União Europeia e pelo MCA (USA).
Mantêm uma ligação á empresa Moçambicana “Globaltécnica” com sede na cidade da Beira em Moçambique.
A empresa, assume-se como detentora de uma experiência e saber ímpares, no campo da exploração de sistemas hidráulicos e sanitários no domínio das infra-estruturas urbanas de captação, tratamento e distribuição de água para consumo humano e colecta, transporte e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos. A experiência do corpo técnico na gestão de infra-estruturas municipais permite a optimização e rentabilização dos meios existentes garantindo a sua funcionalidade mesmo em condições difíceis.
Os técnicos que colaboram com a Enginário têm promovido diversas acções de formação profissional e em cursos superiores e de mestrado nomeadamente na Universidade Piaget no Campus de Inhamízua na cidade da Beira em Moçambique.
A formação profissional tem incidido sobre gestão, exploração e optimização de redes de águas e esgotos.
Os técnicos da Enginário encontram-se habilitados com o Certificado de Aptidão de Formadores profissionais.

Projectos em carteira:
– Centro de Recolha de Animais – Sines
– Sistema de Pressurização de água para Porto Covo – Reforço para um aldeamento.
– Projectos Especiais Remodelação da Escola EBI4 em Vila Nova de Santo André – Santiago do Cacém.
– Infraestruturas e de Foros de Albergaria em Alcácer do Sal
– ETAR de Foros de Albergaria em Alcácer do Sal
– Infraestruturas de Casebres – Alcácer do Sal
– Sistema de telegestão de abastecimento de água para Sines
– Projectos Especiais Adega em Belém
– Reabilitação de prédio Urbano na Junqueira.
– Projecto e implementação de Sistema solar com gestão para a empresa “Renato Azenha Lda”.
– Projecto e implementação de sistema gestão e protecção de sistemas de pressurização existente para a empresa “Renato Azenha Lda” em unidade Industrial do ramo alimentar.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.