CIN-k: o sistema de isolamento térmico da CIN

Modern house and backyardO sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa e cerca de 30% para o caso de Portugal. Porém, mais de 50% deste consumo pode ser reduzido através de medidas de eficiência energética.
O custo crescente da energia, o protocolo de Quioto e a necessidade de sustentabilidade, são alguns dos factores que obrigam actualmente a uma forte redução no consumo energético, nomeadamente no que diz respeito ao aquecimento e ao arrefecimento dos edifícios.
Neste contexto, a União Europeia publicou a Directiva 2002/91/CE, que obriga os estados membros a implementarem um sistema de certificação energética dos edifícios e a impor requisitos mínimos para o seu desempenho em termos de energia, tanto em construções novas como em edifícios reabilitados.
Sabendo que num edifício, mais de 30% das perdas e ganhos de calor ocorrem através das fachadas, a CIN desenvolveu o sistema CIN-k, um sistema de isolamento térmico de fachadas amigo do ambiente, que garante uma maior eficiência energética na construção dos edifícios.
Conhecidos pela sigla ETICS, os sistemas de isolamento térmico pelo exterior são hoje reconhecidos, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade.
Assim, CIN-k é o sistema de isolamento térmico da CIN que melhora o desempenho energético dos edifícios através da protecção das fachadas, tornando-as mais resistentes às agressões atmosféricas e, acima de tudo, tornando-os termicamente mais eficientes.
O isolamento térmico é constituído por uma placa de isolante térmico, argamassa de fixação e regularização, rede que funciona como armadura do sistema, acabamentos e acessórios diversos.
O sistema CIN-k permite uma maior economia na conta da energia, uma redução significativa do aparecimento de humidade e bolor no interior dos edifícios, uma menor deterioração das paredes e a manutenção média das temperaturas interiores durante todo o ano. A sua eficiência valeu-lhe em 2012 a homologação do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), entretanto renovada no final de 2015, pelas suas características amigas do ambiente, já que permite poupar até 30% de energia, contribuindo para a redução do efeito de estufa. Mais recentemente, o LNEC emitiu ainda a Avaliação Técnica Europeia (ETA) pa ra o sistema CIN-k. Esta é uma especificação técnica de carácter individual, vocacionada para apoiar a inovação tecnológica e responder a solicitações específicas do mercado.
Disponível num leque variado de revestimentos, CIN-k garante uma maior eficiência energética dos edifícios, sem descurar, no entanto, os aspectos estéticos, através dos acabamentos decorativos CARSO e ERALIT. CIN-k permite ainda corresponder às mais exigentes normas legais de certificação energética dos edifícios, com evidentes vantagens do ponto de vista económico e ambiental.

logo_ind_prot_finalCIN – Corporação Industrial do Norte S.A.
Avenida de Dom Mendo nº 831 | Apartado 1008 | 4471-909 Maia
Tel.: + 351 229 405 000; Fax.:+ 351 229 485 661
www.cin.pt

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.