Reconversão Urbana do Porto Comercial de Faro (Estudo Prévio)

Apresentação 1

O Porto Comercial de Faro corresponde a um terreno infraestruturado com cerca de 18ha, próximo do centro histórico e conectado ao aeroporto por via rápida, com construções industriais degradadas sem atividade e sem qualquer valor histórico ou arquitetónico. Situa-se no Sapal da Ria Formosa, num local de grande beleza natural.

O projecto assenta na implantação de um aquário para a exibição da fauna marítima da região, ligada a um Centro de Investigação do Centro de Ciências do Mar, com um polo da Universidade do Algarve e um centro de laboratórios associado à investigação bio marítima.

FINAL 01

Para garantir a qualidade e multifuncionalidade do espaço urbano considerou-se a implantação de uma marina com 400 amarrações e um centro de congressos com auditório principal de 1200 lugares, equipamentos reconhecidos como necessários e estruturantes para a região. Para suporte financeiro da operação projetam-se vários edifícios de serviços e comércio, três unidades hoteleiras de dimensões diferentes e um Centro de Residências Assistidas para incluir uma função residencial (não permanente) no território.

Preserva-se um pontão comercial para cargas e descargas marítimas esporádicas.

FINAL 02

A solução propõe o aumento do espelho de água da Ria Formosa em 24000m2, o aumento da área de sapal em 31000m2, da área de usufruto público em 124000m2, das áreas verdes em 26000m2, e a criação de 550 lugares de estacionamento, 4600m de ciclovias, num território capaz de gerar 1500 postos de trabalho.

Projetam-se amarrações de pequenos barcos e escolas náuticas na bacia Norte, e embarcações de recreio até 25m na bacia Sul. Grandes iates acostam no quebra-mar.

FINAL 07

O CCMAR tem doca própria e desenha-se acostagem dedicada para marítimo-turísticas junto ao pontão comercial.

 

foto PedroCPZ projectos e consultoriaA CPZ, Projetos e Consultoria, Lda é uma nova empresa criada este ano com arquitetos amigos e que colaboram desde 1996 em diversos trabalhos na esfera pública e privada.
A empresa sediada no Restelo, em Lisboa, nasce no sentido de formalizar o trabalho crescente que o mercado pede aos sócios, e que ao qual se pretende responder com profissionalismo e competência.
A equipa é coordenada por um arquiteto com mais de duas décadas de experiência, com mais de 100 000m2 de área construída entre hotelaria, escritórios e habitação, com mais de 500 apartamentos construídos entre Lisboa e Algarve, alguns prémios nacionais de arquitetura e um primeiro e um terceiro prémio internacional de arquitetura e urbanismo.
Para além da vocação geral para projetos de urbanismo e arquitetura referidos, são díspares as duas áreas de especialidade da CPZ: a Aquacultura e biologia marítima e a Conservação e Restauro.
Tal resulta da experiência de projeto e obra de edifícios de laboratórios de microbiologia marítima, maternidades de peixes e edifícios de embalagens de pescado, de Matosinhos a Olhão.
No âmbito da Conservação e Restauro, para além de múltiplas obras de reabilitação desenvolvidas em Lisboa e Cascais, com montantes de obra acima dos 5 milhões de Euros (uma delas finalista do Prémio Internacional AR&PA de “Intervención en el Patrimonio Cultural”, na “X Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio” 2016) o coordenador desenvolve atualmente um projeto Europeu nesta área, com outros dois em início, sendo autor de 4 livros e coautor de outros 7 livros já publicados, todos na temática da Conservação e Restauro.
Desta experiência resulta uma rede de gabinetes de engenharia com os quais se colabora quotidianamente para a execução das especialidades associadas ao desenvolvimento dos projetos de execução, medições e cadernos de encargos.

Projectos em carteira:
- Remodelação parcial do Hotel Albatroz, em Cascais.
– Reabilitação do Centro de Investigação do Ramalhete, Universidade do Algarve.
– Reabilitação do Laboratório de Organismos Aquáticos, Universidade do Algarve.
– Aquacultura intensiva em recirculação para corvina.
– Duas moradias Unifamiliares na Lagoa de Albufeira.
– Edifício habitacional no Largo da Princesa, Belém.
– Edifício habitacional na Rua da Junqueira, Belém.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.