Hotel Rural em Estombar – “Riverade, Hotel & Winery

Apresentação 1

A paisagem como ponto de partida. É interpretada não só como uma imagem nítida, pura de contemplação, mas também como espaço percorrível, produto de uma actividade sensível, sobre a qual o utente constrói a sua experiência de acordo com os seus valores. Prevendo-se um projecto de requalificação territorial, em total ruptura com o uso actualmente existente no mesmo, procura-se requalificar e harmonizar a sua relação no terreno e com a envolvente.

Imagem Inicial

O conjunto proposto para uso turístico – HOTEL “RIVERADE, HOTEL & WINERY”, tem como Área Bruta de Construção “habitacional” total 2617.94m², distribuída por 3 corpos/volumes com 1 a 2 pisos.

Imagem 3

No corpo 1 encontram-se os quartos, acedidos a partir da Recepção e pequeno Lobby do Hotel no nível inferior. Este corpo conta ainda com área em cave que servirá para estacionamento, áreas técnicas, áreas de apoio a funcionários e zona de lavandaria, ocultando-se desta forma estas ocupações em relação à vivência “pública” do Hotel. No corpo 2, de carácter mais “social”, surge o Restaurante/Bar e respectivas áreas de apoio funcional. Na cobertura deste corpo surge a piscina, de desenho mais longitudinal, apoiada por zonas de estadia em terraço/deck. No corpo 3 surgem dois apartamentos isolados.

Apresentação 1

Esta distribuição e arranjo funcional, aliado ao “levantar” do piso dos quartos no Volume 1 em relação ao solo, permite garantir aos utentes do Hotel os canais de vista e melhor relação com a paisagem envolvente, sem ferir o território e, através da utilização de pilares em madeira no apoio estrutural do piso dos quartos intercalados quase aleatoriamente por entre zonas verdes e terraços/decks, requalificar a relação do edificado com esse território de elevado valor paisagístico, mimetizando o bosque por entre a construção.

 

joao fotojoaologoPERFIL
O atelier “João Brandão. Margarida Gomes, Arquitectos, Lda.”, também conhecido por JBMG Arquitectos, foi formado em 1998 e dedica a sua atividade à execução de estudos e projetos na área dos serviços técnicos especializados de Arquitetura, Design e Consultadoria Técnica no âmbito da construção civil. O papel interventivo do gabinete assenta na constante pesquisa, estudo e proposta de soluções que garantam uma resposta coerente, eficaz e específica às exigências e necessidades da sociedade atual em geral e dos clientes em particular, dando especial atenção à forma como essas soluções se traduzem nas relações a estabelecer com o meio ambiente. A filosofia e integração da atividade fundamenta-se na consciencialização e sensibilização permanente para aspetos primordiais do projecto, como sejam a qualidade técnica e construtiva aliados a soluções estéticas integradas no local e na importância que estas desempenham para o bem-estar e enquadramento com a envolvente. Sintomaticamente, reflete a própria identidade espacial e formal da arquitetura e a sua integração no lugar e no território, cada vez mais descontextualizada nos dias que correm.

ACTIVIDADE
Os projetos desenvolvem-se nas mais diversas áreas, desde as habitações particulares, condomínios fechados, loteamentos, espaços de escritórios ou comerciais, estruturas expositivas e temporárias, restaurantes e bares, equipamentos educativos, coletivos e industriais, espaços públicos, planeamento urbano e masterplans, etc.
Desta forma, características como a multidisciplinaridade, diversidade e versatilidade, permitem que as escalas de intervenção se expressem desde o contexto do território ao design de interiores e mobiliário.
Quer em projetos de recuperação e restauro quer em obras novas, o gabinete desenvolve projetos completos, desde a fase de estudo prévio e projeto de viabilidade, passando pelo licenciamento, com um acompanhamento permanente junto das entidades competentes, até ao projecto de execução e posterior fiscalização e acompanhamento técnico da obra.
Na fase de projecto de execução, de grande relevância e valência para a construção, efetua-se uma pormenorização exaustiva de todos os detalhes, acompanhada por caderno de encargos, medições e estimativas de custo realistas, que facilitam e regem o processo de consulta a empreiteiros e garantem o cumprimento integral do projecto.

Projectos em carteira:
- Empreendimento Turístico em Sintra – “Sintra Golf & Country Club”
– Hotel Rural em Estômbar – “Riverade, Hotel & Winery”
– Hotel Rural em Sintra – “Mato das Pedras”
– Empreendimento habitacional e comercial em Torres Vedras – “Variante Poente”
– Habitações Unifamiliares na Herdade da Aroeira, Ericeira, Queijas e Sintra

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.