Quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos

Apresentação 1

O quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos é um marco significativo na cidade pela sua história e imponência e encontra-se estrategicamente bem localizado. Sendo um quartel dos anos 80, é previsível que não cumpra as exigências e necessidades funcionais atuais, pelo que se torna emergente esta intervenção.

A intervenção centra-se na remodelação do edifício existente e ampliação do mesmo através da criação de um novo volume num terreno adjacente.

Jerfi 2

Na perspetiva de salvaguardar a presença do volume existente, de cor carmim e com marcações ortogonais bem definidas na fachada, a intenção foi criar um volume de forma pura e tom neutro que, pela sua simplicidade, originasse uma relação contrastante com o existente, num compromisso harmonioso de duas épocas bem distintas.

O novo volume, paralelepipédico, desenvolve-se no alinhamento do primeiro e assume linhas simples e cor branca, ganhando impacto pela sua subtileza.

Nesse paralelepípedo, o piso térreo é pontuado por marcações de grandes vãos em vidro identificadores das entradas e saídas de veículos.

Jerfi 3

Ao nível do piso superior, são criados pequeno volumes salientes, com vãos nos topos, que rasgam o edifício em várias direções, como se o edifício tivesse os seus olhos postos em tudo o que se passa em redor, num permanente alerta para qualquer ocorrência.

Adossado a este, tem lugar um outro volume, em vidro, revestido a painéis metálicos perfurados que pretende ter um papel chamativo pois comporta a função de bar.

Ao anoitecer, este bloco continua a marcar a sua presença pela sua iluminação interior que é visível através da malha texturada que o reveste.

Jerfi 4

Os dois volumes são ligados apenas ao nível do piso 1, através de um corpo leve e subtil com o mesmo revestimento de painéis metálicos perfurados.

 

Jerfi fotoJerfi logoA JERFI é uma empresa nacional que atua desde 2000 em diversos domínios: fiscalização de empreitadas de construção civil e obras públicas; gestão, direção, planeamento e coordenação de empreitadas; elaboração, coordenação e gestão de estudos e projetos.
Dispõe de uma equipa de técnicos especializados capaz de responder de forma eficiente perante os seus clientes.
O rigor e profissionalismo são o mote para conseguir trabalhos finais competitivos e de qualidade que cumpram as exigências, satisfaçam o cliente e sobrevalorizem a empresa e os técnicos na construção de um caminho ascendente e ambicioso.
A empresa garante uma sólida relação de confiança entre clientes, parceiros, colaboradores e consumidores finais de modo a vincular um trabalho de excelência perante os objetivos propostos.
O seu portfólio vasto e diversificado é revelador da sua experiência profissional consolidada.
A JERFI tem vindo a progredir como fruto dos seus trabalhos e do know-how e desafios trazidos pelos clientes e assim pretende seguir seu caminho sempre com olhar no futuro.

Projectos em carteira:
- Remodelação/Ampliação do Pavilhão Municipal de Almeirim – Almeirim
– Remodelação/Ampliação das Bancadas e Instalações de Apoio do Estádio Municipal de Almeirim – Almeirim
– Remodelação/Ampliação do Centro de Dia para Lar de Idosos de Alcobertas – Rio Maior
– Remodelação do Centro de Dia/ Lar de Idosos de Abuxanas – Rio Maior
– Requalificação da Rua dos Mártires e Rua de Viamonte – Leiria
– Adaptação do imóvel para Clínica Norte do ILCN – Gaia
– Requalificação de espaços públicos – Estremoz
– Requalificação da Rua da Lavoura – Beja
– Requalificação da EN3 – Troço entre a rotunda do Nicho de Riachos e limite do concelho de Entroncamento – Torres Novas
– Ampliação de redes de Abastecimento de Água – Águas do Ribatejo
– Abastecimento de Água e Saneamento de São Bento do Cortiço – Estremoz

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.