Edifícios de Usos Mistos em Sol Nascente – Trecho 2

Apresentação 1

UMA PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO URBANA
O conceito para a proposta do Conjunto Habitacional Sol Nascente baseia-se na diversidade urbana. A partir do uso misto, propõe-se uma implantação que reforça a autenticidade, quebrando a monotonia típica da repetição.

Imagem_03

A proposta, então, se integra ao meio urbano, diluindo os limites privados e incentivando o uso dos espaços públicos, promovendo o encontro e a formação da identidade local. A setorização seguiu as premissas estabelecidas no plano de regularização, voltando o comércio para as vias com estacionamento e o acesso privativo para os núcleos residenciais. Aproveitou-se também as áreas destinadas às praças, criando eixos urbanos de animação. Também foram propostos eixos transversais de conexão urbana com calçadões para pedestres, perpassando os conjuntos. Essa conectividade urbana permite melhor circulação peatonal e cicloviária por toda a área, tornando conveniente o acesso e o encontro nas áreas comercias e possibilitando atividades culturais, esportivas e de lazer nos espaços livres. Dessa forma, o conjunto, além de atender as necessidades programáticas, concebe um sistema de circulação estruturado e integrado com a malha urbana prevista.

Apresentação 1

Tecnologicamente, a proposta foi elaborada visando economicidade, rapidez e facilidade da técnica de execução. Para tanto, a primeira medida foi não utilizar o subsolo para estacionamento. Assim, parte das vagas foram posicionadas sob os edifícios em um arranjo facilitado por vãos modulados dos pilares em concreto armado no pavimento térreo.

Imagem_05

Essa opção estrutural também se enquadra para as unidades comerciais, que necessitam de espaços livres e flexíveis. Os pavimentos acima do térreo, compostos apenas por unidades habitacionais, possuem paredes estruturais em blocos de concreto.

 

equipe_grifo_01logo grifoA empresa Grifo Arquitetura foi fundada em março de 2007 tendo como objetivo principal o desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo. A equipe composta por, Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski e Moacir Zancopé Junior, possui ampla experiência em diversas tipologias, como hospitais, aeroportos, edifícios corporativos e culturais. Também são especializados em desenho urbano (praças e parques) e projetos de mobilidade. Atua principalmente com a administração pública, visando projetar espaços contemporâneos e adequados ao contexto local e coerentes com a realidade socioeconômica das cidades brasileiras.
Participante ativa nos concursos de arquitetura nacionais e internacionais, a equipe possui diversos prêmios e menções honrosas e acredita nos concursos como modo de debate público e estímulo ao desenvolvimento da arquitetura no âmbito público e privado. O projeto para os Edifícios De Usos Mistos em Sol Nascente é resultado desse processo e certamente alimenta o debate sobre a construção da habitação social no Brasil.

Projectos em carteira:
- Câmara Municipal de Prudentópolis
– Sede da Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis
– Delegacia da Receita Federal do Brasil em Vitória
– Moradias Nova Primavera
– Urbanização, Espaços Públicos e Equipamentos Comunitários para Requalificação da Margem Esquerda da Bacia do Bacanga
– Janelas para o Rio | Municípios de São Caetano, Bezerros e Caruaru.
– Sede do SESC Minas em Ituiutaba, Minas Gerais
– Edifícios De Usos Mistos em Sol Nascente – Trecho 2

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.