Moradia RJM

Apresentação 1

A moradia RJM situa-se num loteamento na Volta da Pedra, Palmela, num lote com 546m2 e pretende responder ao programa de ocupação estabelecido pelo dono-de-obra, de acordo com as necessidades específicas do seu agregado familiar e que tire partido das orientações solares do lugar.

A moradia desenvolve-se numa planta em “L”, resultado do condicionamento proposto tanto pela premissa de ser térrea, pelo programa, pela dimensão do lote e principalmente pela exposição solar.

2

Sensível ao programa, natureza do terreno, à sua forma, orientação solar e a importância de desfrutar de uma área de lazer exterior, o projecto procura estabelecer uma relação entre os espaços o mais funcional possível sem no entanto perder uma relação do exterior com a vivência no interior da moradia.

O espaço social é caracterizado por ser amplo, um open space formado por sala, área de refeições e cozinha. O dono de obra estabelecera desde a primeira troca de impressões que pretendia um espaço onde pudesse receber convidados e que a cozinha fosse aberta, promovendo a que o ritual de confecção das refeições seja um acto social, de troca de experiências e de boa vivência. A área de refeições apoiada pela cozinha usufruem de um pé-direito generoso de 4,15m que banha, através de dois vãos lá no alto, este espaço com luz de sul.

Alcados

A composição das fachadas pretende obedecer a uma linguagem arquitectónica que se pretende contemporânea, definida por um traçado linear e puro, desprovido de ornamentação.

3

A pureza dos volumes é contrabalançada pela intersecção de palas e pela mutabilidade das sombras por elas provocadas. As palas, planos de leve expressão, são marcadas pela sua cor cinza antracite demarcando-se e sobressaindo dos volumes brancos do edificado.

 

DavidMaresArqDM_LogoO Projecto de Arquitectura deve reflectir um conjunto de valores que culminem na obra final – a qualidade estética, a qualidade funcional e a sustentabilidade. A procura de soluções, com esses valores subjacentes, deve concretizar-se num objecto único, inovador e criativo. A esta premissa deve estar sempre patente a vontade de retribuir em cada projecto a confiança do cliente com o máximo de rigor, profissionalismo e eficácia.
É com estes valores de referência que David Mares | Arquitecto actua na elaboração de projectos e estudos de arquitectura, arquitectura de interiores, engenharias, design de mobiliário e de mobiliário urbano, design, modelação e visualização 3D e consultoria.
Do Estudo Prévio ao Projecto de Execução e Assistência Técnica à Obra, é garantida a coordenação entre a Arquitectura e as diversas Especialidades, formando uma equipa multidisciplinar de colaboradores. Privilegia-se o contacto constante com o cliente mantendo-o a par de todas as opções de projecto.
Em 2009, a participação no “Design It: Shelter Competition”, concurso de ideias a nível internacional promovido pelo Guggenheim Museum de Nova Iorque e pela Google, com o abrigo de cortiça CBS | Cork Block Shelter, valeu o People’s Prize. Tendo sido exposto, em 2010, uma maquete do abrigo no interior do Pavilhão de Portugal, na Expo 2010 Shanghai.

Projectos em carteira:
- Moradia RJM – Palmela
– Moradia TLA – Palmela
– Reabilitação de edifício – Setúbal
– Oficina Automóvel – Loures

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.