Edifício Habitacional em Serpins

1

Esta obra implanta-se num terreno de declive bastante acentuado, irregular e de dificil enquadramento na envolvente, que é edificada por construções tipicamente tradicionais.

Este edifício, como todos os outros executados pela Adesenhar, lda, teve em conta os gostos e ideais do cliente final, o qual pretendia um enquadramento simples, funcional e integrado na envolvente, mas com uma caracterização moderna e contemporânea.

Neste edifício habitacional, criou-se um traço tradicional onde se funde com elementos e materiais modernos e contemporâneos.

2

A principal dificuldade deste projecto foi a integração no terreno e na envolvente, começando por elevar o edifício a nível da estrada, criando um acesso principal a habitação pelo piso térreo composto pelo hall de entrada e garagem, o qual ocupa somente parte da construção, por forma a reduzir custos com o desaterro do terreno.

A redução de custos está associada, não só a este projecto, bem como a todos os projectos que desenvolvemos, procurando sempre soluções que vão de encontro ao pretendido mas tendo sempre em conta a redução ao máximo do custo final da obra.

Neste projecto, criamos um edificio habitacional com um típico telhado de “4 águas” implantado em cima de uma placa em consola, que lhe proporciona uma estética tradicional e arrojadamente moderna, onde as caleiras ficaram discretamente embutidas na própria placa da cobertura.

No alçado principal criamos uma sóbria parede de xisto que se eleva ao nível do andar fazendo a mesma de guarda a varanda do piso superior.

3a

Como já referido anteriormente, de forma a vencer o acentuado declive do terreno, tivemos de criar a entrada principal do edifício pela cave. Desta forma tivemos de estudar uma solução que destaca-se a entrada principal do edifício.

Saliente da parede de xisto, criou-se um elemento em betão à vista arrojado que permite destacar o acesso pedonal do edifício.

O acesso da estrada ao edifício é feito por uma escada suave, larga e embutida no meio de Floreiras construídas em betão a vista.

De forma a conjugar esta junção de estilos tradicionais e contemporâneos, criou-se uma pérgola de madeira que faz a união dos dois estilos.

3b

A conjugação cuidadosa dos diversos materiais utilizados na construção, aliados à forma tradicional da construção, conseguimos criar um edifício com linhas tradicionais e ao mesmo tempo bastante moderno e contemporâneo.

Descrevendo rapidamente o interior deste edifício, este enquadra-se perfeitamente com o seu aspecto exterior: com espaços amplos modernos e funcionais, criando uma separação nítida e moderna entre as zonas de lazer e as zonas privadas do edifício.

 

4alogoFundada em 2002 com sede na Lousã, a ADESENHAR é um gabinete de projectos de arquitectura, engenharia e topografia que já se encontrava implementado na Lousã desde 1992 com o nome de “Amilcar Lopes, lda”.
Os serviços por nós prestados, são baseados numa prestação sempre personalizada, eficaz, flexível e cumpridora, que tem vindo a traduzir-se numa fidelização da carteira de clientes, reflexo do empenho que sempre pomos na defesa dos seus interesses, seja no desenvolvimento do trabalho de projecto seja no relacionamento e acompanhamento junto das entidades licenciadoras.
Encontrando-se funcional, técnica e tecnologicamente bem equipado, a equipa de que dispomos pode apresentar um pacote integrado de serviços, o qual abrange desde o levantamento topográfico, aos contactos exploratórios junto das entidades licenciadoras, ao desenvolvimento dos projectos de Arquitectura e sua articulação e coordenação com as especialidades envolvidas, preparação dos mesmos para o acompanhamento e aconselhamento nas fases de lançamento de concursos de empreitadas e adjudicações e a consequente assistência efectiva à execução da obra.
A nossa actividade pauta-se pela polivalência e pelo ecletismo, tendo desenvolvido desde a nossa constituição projectos que se concretizaram em obras concluídas em diversas áreas.
A maior preocupação da Adesenhar, lda , não passa por se identificar com uma linguagem arquitetónica especifica, mas acima de tudo, desenvolver a linguagem arquitectónica com a qual o cliente final se identifica, criando sempre projectos únicos e personalizados.

Projectos em carteira:
Edificios de habitação, Serviços, reconstruções, reabilitações, pavilhões industriais, levantamentos topográficos.

Volume de negócios:
100 000.00 €/ ano

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.