Requalificação e Valorização do Castelo de Abrantes

IMAGEM PARA ENTRADA 28cm alto

A proposta pela reabilitação do Castelo de Abrantes persegue o objetivo principal de converter o Castelo num referência ativa para os cidadãos e num agente gerador de identidade da cidade de Abrantes, não somente no elemento protagonista que agora é dentro da imagem da cidade.

Para conseguir este objetivo se estabelecem três linhas de atuação: melhorar a ralação entre o Castelo e a cidade, melhorar as conexões internas entre as diferentes partes do conjunto histórico e promover uma série de cenários para acolher novas atividades no conjunto histórico.

/Users/Alejandro/Dropbox/ABRANTES/VISTAS y 1_1000/03_11_AN_Plano

Estas linhas de atuação se materializam numa série de intervenções arquitetônicas independentes mas com um fundo global.

Podemos diferenciar dois famílias de intervenções: elementos de conexão como escadas, passeios ou rampas, e elementos de acondicionamento para habilitar os espaços existentes dentro do conjunto histórico para acolher novas atividades.

/Users/Alejandro/Dropbox/ABRANTES/VISTAS y 1_1000/03_11_AN_Plano

Ainda mais, nossa proposta planteia um modelo de gestão a acompanhar a reabilitação arquitetônica do Castelo. Por um lado, as novas atividades propostas estão diretamente relacionadas à diferentes eventos culturais e artisticos que acontecem na cidade de Abrantes. Deste modo, os eventos da cidade têm reflexo no conjunto histórico do Castelo. Por outro lado, é fundamental a participação cidadã num projeto destas características, numa grande escala territorial. Por isso, se propõem os flexíveis

/Users/laurabacete/Desktop/CONCURSO ABRANTES/Plantas-1-500-Plumi

cenários para abrir um debate com os vizinhos da cidade na hora da materialização do projeto. Por último, a independência entre as diferentes intervenções responde à prevenir a realização do projeto em diferentes fases segundo as necessidades da cidade.

 

foto_estudio 13cm largoLOGO CUADRADOPara começar, WABI-SABI é um grupo de amigos. Nossos caminhos nos juntaram no primeiro ano da carreira na Escola de Arquitetura. Desde então, nós compartilhamos de experiências, projetos e muitos grupos de trabalho. Através desta bagagem nós desenvolvemos uma dinâmica de coordenação muita fluida e prática. Nossa fórmula e nossa equipe estão em evolução contínua para absorver tudas nossas experiências individuaís e com outros gabinetes.
O hábito de enfrentar-nos como equipe ao maior número de desafios possivel e conciliar com nossas carreiras profissionais foi consolidado durante 2016. Nosso principal objetivo é desenvolver nossas qualidades técnicas e narrativas enquanto que enfrentamos nosso ponto de vista contra o ponto de outros profissionais.
Durante estos anos, nós participámos em diferentes concursos e colaboramos com gabinetes de arquitetura na elaboração de projetos de reabilitação, edificação e urbanismo.
Por um lado, como equipe nos enriquecemos dos heterogêneos interesses individuais de cada um. Desde a scala urbana até o pequeno detalhe da carpintaria, incluindo o desenho, a cenografia, a eficiência energética, a educação, etc. Juntos sumamos e sempre aprendemos entre todos.
Por outro lado, dentro de nossa diversidade de pontos de vista, temos uma interpretação em comum da arquitetura como uma atividade de servicio para a sociedade e para o ambiente. Apreciamos a utilidade da arquitetura como ferramenta de coesão cultural e social; ferramenta geradora de identidade, de participação e integração. A construção que defendemos é resultado da análise da tradição reforçado pela inovação tecnológica. Nós queremos focalizar nosso trabalho com a economia, sustenibilidade e desenho como fundamentos de uma arquitetura do sentido comum.
Fazemos parte duma geração de jovens arquitetos, herdeiros duma época que se preocupou mais com a imagem do que com a funcionalidade e a sustenibilidade. Por isso, aspiramos a corrigir o enfoque e recuperar a funcionalidade que a epoca e o usuário requerem.
Para o futuro esperamos que possamos desenvolver nossa profissão com fidelidade a nossos princípios. Nossa expectativa é participar ativamente na consolidação de um modelo urbano mais amável com o cidadão e com o ambiente rural. Queremos colaborar numa melhora autêntica da qualidade de vida dos usuários.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.