Bairro Eduardo Bairrada

Apresentação 1

OBJETIVO
Com o objetivo de requalificar os edifícios do Bairro Eduardo Bairrada será apresentado um resumo do preconizado nesta obra, nas diversas áreas de arquitetura e rede de infra estruturas.

Apresentação 1

CLASSIFICAÇÃO DA EMPREITADA
Local: Bairro Eduardo Bairrada, rua Eduardo Bairrada, n.º 35 e 37, na freguesia da Ajuda.
Designação: Empreitada 13/Gebalis/2016 – Obras de Reabilitação e Conservação na Rua Eduardo Bairrada, n.º 35 e 37, em Lisboa.

Apresentação 1

Classificação: Empreitada de Reabilitação Urbana, Contrato Programa/398/CM/2015 Ação 9 subacção 9.2.
Valor de investimento: pelo valor global de 843.447,56€ (oitocentos e quarenta e três mil, quatrocentos e quarenta e sete euros e cinquenta e seis cêntimos), ao qual acrescerá o IVA em vigor.
Prazo Execução: 9 meses

MEMÓRIA DESCRITIVA – RESUMO
Esta intervenção destina-se a reabilitar dois edifícios de habitação social, da Câmara Municipal de Lisboa e sob a gestão da GEBALIS – Gestão do Arrendamento Social em Bairros Municipais de Lisboa, E.M., S.A. localizado no Bairro Eduardo Bairrada, em Lisboa.
A área de intervenção é composta por dois edifícios com cinco pisos de habitação.
Beneficiários de 20 frações de habitação municipal.

Resumo das intervenções:
Pretende-se devolver aos edifícios as necessárias condições de habitabilidade e/ou reposição das adequadas condições de funcionamento das partes constituintes dos edifícios: melhoria das condições de segurança, salubridade e higiene; da acessibilidade, mobilidade e conforto; da imagem da área de intervenção; criação de espaços que promovam uma boa relação entre a comunidade; contribuição para a qualidade de vida da população e incremento da segurança pública.
Propõe-se:
– Alteração das tipologias das frações de habitação (os T4 passam a T3 e os T3 passam a T2) e adaptação de dois apartamentos para pessoas com mobilidade reduzida;
– Remodelação integral dos apartamentos;
– Substituição dos revestimentos de piso e parede das zonas comuns interiores e exteriores;
– Substituição integral do revestimento da parede exterior no embasamento dos edifícios (piso 0 – revestimento cerâmico);
– Reforço do isolamento térmico das paredes exteriores rebocadas;
– Substituição integral do revestimento da cobertura e colocação de capeamento nos muros envolventes;
– Substituição integral da caixilharia por caixilharia em alumínio com vidro duplo (reforço do isolamento térmico e acústico), incluindo o fecho dos vãos das circulações comuns (escadas interiores) e colocação de estores térmicos;
– Reforço das condições de segurança dos edifícios pela colocação de guarda-corpos nos vãos envidraçados, na cobertura, nos acessos exteriores e entre fogos (nas palas);
– Reposição integral da compartimentação corta-fogo, pela colocação de portas corta-fogo em todos os patamares;
– Substituição integral de todos os armários técnicos e caixas de correio (reposicionamento para permitir o acesso às mesmas pelo exterior);
– Correção do sistema de escoamento de águas das palas horizontais (pingadeiras e correção do declive);
– Colocação de elevadores novos;
– Substituição integral da instalação eléctrica e parcial das redes de águas e esgotos;

Os principais objetivos a alcançar nesta obra:
+ CONFORTO; + SEGURANÇA; + CONFORTO TÉRMICO; + HABITABILIDADE; + HARMONIA ARQUITECTÓNICA; + QUALIDADE DE VIDA.

IMG_9115imagem_bfeBrazão Farinha Engenharia é uma empresa projectista especializada na reabilitação de edifícios e outras construções, dotada de uma equipa experiente nesta área.
Oferece soluções integradas nas várias especialidades e em todas as fases do processo construtivo. Presta serviços de consultoria em patologia e durabilidade das construções, térmica e acústica.
Brazão Farinha Engenharia realizou para a Gebalis o Projecto de execução para as obras de reabilitação e conservação no Bairro do Bom Pastor e Bairro Eduardo Bairrada, em Lisboa.
Neste trabalho interveio com uma equipa pluridisciplinar, de acordo com as necessidades do Dono de Obra. Numa primeira fase foi realizado um levantamento de toda a envolvente exterior por meio de um varrimento laser, para detectar diferenças em relação aos projectos originais, a caracterização das soluções construtivas do edificado e estado de conservação global, através de uma completa campanha de meio de ensaios estruturais, termográficos, acústicos e outros e ainda de sondagens dos elementos construtivos e instalações técnicas, sempre que necessário.
Encontrando-se os edifícios bastante degradados quando a acção foi lançada pela Gebalis foi necessário efectuar um levantamento prévio de todas as patologias mais significativas resultantes da acção do meio ambiente e sobretudo do uso.

O projecto de arquitectura é da autoria da Arqt. Patrícia Morais – Ideias e Projectos, Lda.,” e no varrimento laser interveio a empresa Artescan.
Para a reabilitação do edificado foram elaborados todos os projectos de especialidades necessários – Abastecimento de águas, Esgotos pluviais e domésticos, Ventilação, Rede de gás, Rede eléctrica, Instalações de Telecomunicações em Edifícios, Segurança contra Incêndios e Elevadores

Projectos em carteira:
- Projecto de execução para obras de reabilitação e conservação no Bairro do Bom Pastor e Bairro Eduardo Bairrada, Lisboa
– Projecto de licenciamento para reabilitação e ampliação do Palácio Bobone em Alfama, Lisboa
– Projecto de execução para ampliação do Centro de Estagio do Sport Lisboa e Benfica, no Seixal
– Projecto de execução para reabilitação do edifício da Rua Augusta, 130, Lisboa (habitação e comércio)
– Monitorização das Instalações da MEO na Alameda das Linhas de Torres, nºs 98 e 100, Lisboa
– Levantamento de Patologias do Lote 73, na Urbanização de Soltroia (28 apartamentos)
– Levantamento de Patologias do Edifício na Rua do Olival, nº 83 Lisboa (alojamento local)

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.