King Abdulaziz City For Science and Technology

Microsoft Word - KACST_Riade - extenso.doc

Riade é a capital e maior cidade da Arábia Saudita. Situa-se no centro da península Arábica, num grande oásis, e é habitada por mais de 4,2 milhões de pessoas, sendo que sua região metropolitana abriga aproximadamente 7 milhões.

Riade tem experimentado um forte crescimento económico nas últimas décadas, decorrente da exploração petrolífera nacional e da participação árabe no cenário externo. Além de ser o centro político do país, Riade também a cidade mais desenvolvida no campo económico e industrial.

Microsoft Word - KACST_Riade - extenso.doc

O GEG tem participado activamente em vários projectos na Arábia Saudita alguns dos quais em Riade.

Actualmente o GEG está profundamente envolvido no projecto do complexo de investigação King Abdulaziz City for Science and Technology (KACST) em colaboração com o reputado e inovador gabinete de arquitectura alemão LAVA.

O masterplan do KACST estabelece uma visão de estado da arte para um campus de pesquisa e inovação na Arábia Saudita. Pesquisa de ponta foi realizado para definir um quadro modular para o layout campus resultando num exercício de grande optimização das soluções e num sistema comum de laboratórios de pesquisa e edifícios de apoio permitindo desta forma a máxima flexibilidade de aproveitamento dos espaços.

Apresentação 1

Dentro deste ambicioso empreendimento foram confiados ao GEG, na primeira fase, os projectos de engenharia das infra-estruturas de todo o complexo e de 9 edifícios que incluem 6 institutos de investigação de diferentes áreas.

• Nuclear Science Research Institute
• National Center for Satellite Technology
• Joint centers of Excellence Program
• Petrochemical Research Institute
• National Center for Nanotechnology
• National Center for non Destructive Testing
• Wadi Car Park
• Headquarter Car Park
• District cooling plant
O projecto de infra-estruturas inclui uma district coolingplant com uma capacidade de 81MW de potência.

Também existe uma centralização das reservas de água etodo o complexo é servido por uma rede de tuneis técnicos visitáveis.

Microsoft Word - KACST_Riade - extenso.doc

Os edifícios de investigação são complexos e fortemente condicionados pela necessidade de atender às elevadas exigências de alimentação aos laboratórios. Esta situação é ainda agravada pela natureza particular de algumas instalações que envolve resistência a explosões, radiação, interferência electromagnéticas, salas limpas, etc.

Com base na vasta experiência do gabinete GEG estes desafios foram resolvidos e apresentadas soluções de engenharia inovadoras e de excelência que se traduzem num projecto de referência.

Microsoft Word - KACST_Riade - extenso.doc

A abordagem a este projecto teve por base a tecnologia BIM.

Por um lado a necessidade de colaboração remota e a troca de um grande volume de informação foi possível através de ferramentas como o REVIT que era utilizado em todas as disciplinas.

A necessidade de rigor e compatibilização revelou-se também só ser possível utilizando esta tecnologia e sendo possível fazê-lo com calendários de entregas muito apertados.

Microsoft Word - KACST_Riade - extenso.doc

Também a complexidade geométrica de algumas soluções foi resolvida com ferramentas adicionais como o Tekla que permitiu resolver os desafios colocados pela arquitectura.

 

ID9B4063LOGO + LOGOLINE_pretoMissão
A missão do GEG, como empresa de consultoria e de projectos de engenharia, é o seu compromisso público, presente no exercício da sua actividade, em todos os projectos e em cada desafio.
No GEG empenhamo-nos em desenvolver as melhores soluções de engenharia, à escala internacional promovendo uma cultura de excelência de permanente inovação, garantindo confiança junto de clientes, parceiros, colaboradores e utilizadores finais, e contribuindo para o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade ambiental e energética dos territórios em que intervimos.

Competência
A formação de uma equipa genuinamente multidisciplinar, a participação em empreendimentos de grande escala e o processo de internacionalização, culminaram na progressiva ampliação do âmbito de actividade do GEG. Às especialidades consideradas “clássicas” – como as da Geologia & Geotecnia, Edifícios & Equipamentos, Ferrovia & Rodovia, Pontes & Viadutos e Portos & Obras Marítimas, nas quais a robustez de uma vasta experiência se conjuga com o inconformismo da pesquisa e da permanente inovação tecnológica, o GEG vem acrescentando novas áreas de intervenção, distinguindo-se por um elevado índice de proficiência e cruzando a engenharia civil com domínios de saber como a gestão, a economia ou o urbanismo. Numas áreas como noutras, o GEG desenvolve soluções de engenharia ousadas e sustentáveis, à medida exacta das necessidades e ambições dos seus clientes.

O Mundo, Presença Global
O GEG encontra-se permanentemente envolvido em projectos internacionais, alguns dos quais constituem empreendimentos de grande escala e exigência técnica.
Integrado em consórcios, operando em rede com empresas promotores, o GEG desenvolve projectos de engenharia civil, geologia e geotecnia e assegura responsabilidades de gestão, assumindo junto do cliente a condução de todas as etapas de um projecto, desde o estudo de viabilidade económicofinanceira e do planeamento da obra, à coordenação de todas as variáveis para a sua execução. Paralelamente, o GEG assume crescentemente a realização de projectos no domínio da engenharia de instalações eléctricas, de telecomunicações, segurança, ar condicionado, aquecimento e ventilação, produção de energia eléctrica, elevadores, gás, entre outras especialidades, permitindo a oferta de um vasto âmbito de serviços integrados.

Equipa
O crescimento do GEG ao longo de duas décadas de actividade pode ser avaliado pelo crescimento da sua equipa.
Presentemente a equipa é constituída por 91 técnicos, altamente qualificados.
Operando a partir de sua sede em Portugal, GEG tem equipes de residentes no estrangeiro, estabelecendo-se, sempre que solicitado para intervir.
A actual escala da empresa potencia o trabalho em equipa, a agilidade metodológica e um clima de efectiva proximidade entre técnicos, chefias e administração. Beneficiando da partilha de saber, experiência e informação, a equipa GEG desenvolve soluções de engenharia segundo os mais elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade.
Com técnicos formados nas melhores escolas de engenharia, nacionais e estrangeiras, a equipa GEG distingue-se pela sua juventude, rigor, criatividade e empenho.

Facturação prevista em 2016
7.500.000 euros (Grupo Civil e MEP)

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.