Edifício Monte Pedral

01.3D_exterior

O projeto do Edifício Monte Pedral no Porto trata-se de uma reabilitação com alteração de um edifício unifamiliar em edifício de comércio e serviços.
O imóvel insere-se numa zona urbana central consolidada, com carácter predominantemente habitacional, mas também servido de comércio e serviços, existindo em frente um estabelecimento de um grande grupo de retalho, sendo este uma “âncora” ao uso futuro.

02.3D_interior

Conceção Geral
Partiu-se de um edifício pré-existente, do início do século XX, com cave com pé-direito de 1,75m e utilização de arrumos, rés- do-chão elevado composto por zonas de estar e cozinha, e aproveitamento do desvão do telhado com função de quartos. A configuração original não se adequava, em termos de cotas e espaços, a um futuro uso de comércio e serviços.
Assim, criou-se uma nova solução de encontro ao objetivo do Dono de Obra, que estabeleceu um interesse na manutenção da volumetria geral exterior, bem como a necessidade de criação de duas frações independentes amplas, em pisos distintos, com uso de comércio & serviços.
Relativamente à organização do espaço:
– Ao nível do Piso 0 estabeleceu-se como cota de acesso a via pública, procurou-se abrir a fração para o exterior através de um grande envidraçado (montra) facilitando a fluidez de comunicação e promovendo o contacto com o cliente.
Criou-se, simultaneamente, uma porta de ligação a um logradouro, de modo a num uso futuro poder ser utilizado como espaço de estar.
_ No Piso 1 optou-se pela conceção de um espaço de escritórios, criou-se uma zona de reuniões em mezzanine com uma leitura de 360 graus sobre a área principal.

Apresentação 1

Especialidades
Os projetos de especialidades iniciaram-se com a definição da solução estrutural. Não foi possível recuperar e aproveitar a estrutura pré-existente em madeira, dada a necessidade de alteração das cotas de piso e dada a dificuldade de estabilização da fachada pela alteração de vãos. Optou-se, então, por uma estrutura porticada em betão armado, com fundações diretas, e pavimentos realizados com recurso a sistemas de lajes aligeiradas com vigotas pré-esforçadas, sistema com grande relevância e tradição na construção portuguesa. A ligação ao mezzanine do primeiro piso é realizada através de uma escada metálica cravada à parede com recurso a buchas químicas, sendo este tipo de solução uma imagem da empresa alfaengenharia em vários projetos.
Nos restantes projetos de especialidades nomeadamente: condicionamento acústico, instalações hidráulicas, ventilação e exaustão de fumos, ited, entre outros, optou-se por soluções simples, em conformidade com legislação vigente e garantindo o nível de conforto adequado à utilização do edifício, tendo sempre em consideração o pressuposto de economia solicitado pelo Dono de Obra.

 

foto alexandra correia barbosalogo alfaengenhariaEmpresa | alfaengenharia
O nome comercial alfaengenharia derivou da atividade profissional freelancer da atual coordenadora, Alexandra Correia Barbosa, engenheira civil sénior, licenciada prébolonha pela FEUP em 2001, com especialização de conhecimentos na Área de Acústica e de Avaliação e Análise de Investimentos Imobiliários. A atividade da alfaengenharia iniciou, assim, fundamentalmente nestas duas áreas: Acústica e Avaliações Imobiliárias.
Em 2010 mantendo o nome comercial de alfaengenharia foi fundada a empresa: alexandra correia barbosa, soluções de engenharia, unipessoal lda. Com a criação empresa, e devido a solicitações de clientes, bem como gosto por diferentes áreas do mercado da construção e fundamentalmente reabilitação, alargou-se o domínio de atividade. Assim, após essa data, a empresa fornece todo um conjunto de serviços integrados da fase de projeto de acompanhamento do cliente no processo construtivo: Avaliação, Projeto, Consultoria, Ensaios, Certificação, Fiscalização, entre outros.
Alexandra Correia Barbosa – Sócia e Coordenadora
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros
Licenciatura Pré- Bolonha em Engenharia Civil (1996/2001) – FEUP
Especialização em Acústica de Edifícios (2002/2003) – FEUP
Especialização em Projeto de Condicionamento Acústico de Edifícios (2004) – FEUP
Especialização em Avaliação e Análise do Investimento Imobiliário – (2006) – IPP

Projectos em carteira:
- Projeto Integrado de Reabilitação da Quinta da Casa Nova | Baião;
– Projeto Integrado de Reabilitação Casa Campo 24 de Agosto | Porto;
– Projeto Integrado de Remodelação de Apartamento em Santa Luzia | Porto;
– Projeto Integrado de Reabilitação da Covelo Residence | Porto;
– Fiscalização da construção edifícios no Porto e em Penafiel;
– Entre outros.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.