HI-MACS® oferece funcionalidade e luminosidade ao Bermondsey Warehouse Loft, um apartamento londrino incrível

loft londrino 1

O que seria apenas uma pequena obra, tornou-se numa remodelação integral de um apartamento situado num armazém de estilo vitoriano que havia perdido o seu caráter industrial pelas divisões próprias do espaço nos anos 90. O resultado foi um loft de estilo nova-iorquino, cuja remodelação contou com Malcon Crayton, diretor do FORM Design Architecture, e o arquiteto do projeto, Mike Neale, que desempenharam um papel fundamental.

Cozinha, escritório, zona de descanso e espaço para exercício físico são os ambientes integrados dentro do Bermondsey Warehouse Loft, em que as paredes apenas aparecem para marcar a separação com o quarto e os espaços destinados ao banho, despensa e lavandaria. O design de HI-MACS® com o acabamento Alpine White mantêm a uniformidade na casa, onde cada lugar tem o seu caráter e se diferencia claramente do resto, apesar da eliminação das divisões internas da casa, em que cada divisão tem a sua identidade.

O espaço do loft de 17×6 metros caracteriza-se pela amplitude de espaços, a sensação de liberdade de movimento e a luminosidade que o branco confere às paredes e à pedra acrílica HI-MACS®, que pode ser especialmente apreciada na cozinha, concebida em formato de ilha, na mesa de trabalho e nas prateleiras.

A presença de HI-MACS® oferece o toque de modernidade a um espaço em que se preservaram e pintaram de branco as paredes de tijolo próprias da época industrial. O cariz rústico, a calidez e exclusividade combinam com o pavimento de madeira cujas tábuas, bem ao estilo do armazém vitoriano original, foram resgatadas de uma antiga capela galesa.

Uma cozinha que combina funcionalidade e design

Em forma de ilha e de linhas retas e puras, a cozinha realizada com a pedra acrílica HI-MACS® é um dos espaços que mais desperta a atenção deste loft. Composta por um único elemento que integra fogões, lava-loiças e armários, foi reduzida ao essencial para ganhar funcionalidade e integrar-se perfeitamente no estilo minimalista do resto do apartamento.

As extraordinárias qualidades de HI-MACS® fazem com que seja o material mais idóneo para dar resposta às necessidades funcionais desta cozinha. A aparência lisa e uniforme da pedra acrílica facilita as tarefas de limpeza e assegura uma alta resistência às fontes de calor e ao uso habitual de produtos desinfetantes do lar. Deste modo, a cozinha é totalmente higiénica e especialmente recomendada para o contacto com alimentos.

loft londrino 2

Uma casa para trabalhar

A zona de trabalho, situada num dos extremos do loft, é constituída por uma mesa e duas prateleiras elaboradas com a pedra acrílica HI-MACS®. A maleabilidade deste material permite que seja trabalhado para conseguir qualquer tipo de design, criando possibilidades ilimitadas que se adaptam às necessidades do cliente. Neste caso, as duas prateleiras e a mesa foram concebidas com uma única peça cada uma e, apenas com a sua presença, delimitam o espaço dedicado ao escritório.

Para além disso, para solucionar a acumulação de cabos característica de qualquer espaço de trabalho, foi incluída uma bandeja coberta elaborada também com HI-MACS® na parte posterior da mesa, onde estão organizados e ocultos à vista, evitando a sensação de desordem.

loft londrino 3

Uniformidade estética graças ao bloqueio à zona de serviços

Situado numa das esquinas do loft e integrado no espaço graças ao design da pedra acrílica HI-MACS®, a área de serviços alberga a casa de banho para visitas, a máquina de lavar e uma zona de despensa com espaço para os eletrodomésticos, evitando a acumulação de objetos.

A zona de serviços está delimitada por portas elaboradas com a pedra acrílica HI-MACS® com o mesmo acabamento Alpine White utilizado no resto do andar. Isto permite estabelecer os limites do seu espaço sem romper com a uniformidade estética e a cor que caracteriza a habitação.

loft londrino 4

Num espaço diáfano, a iluminação é fundamental no momento de criar ambientes. A eliminação das divisões permite que os raios de sol que penetram pelas janelas das paredes a sul e oeste animem o espaço e completem a luz mais ténue que entra pela janela grande orientada a norte. Além disso, uma iluminação à base de LEDS de baixo consumo e programável permite com apenas um toque num botão realizar diferentes configurações em função da atividade a desempenhar.

REFERÊNCIAS DO PROJETO
Design:
FORM Design Architecture – www.form-architecture.co.uk
Arquitetos: Malcon Crayton e Mike Neale
Distribuidor de HI-MACS® em Portugal: Banema – www.banema.pt
Materiais: HI-MACS® Alpine White – www.himacs.eu
Fotografias: Charles Hosea

loft londrino 5

HI-MACS® de LG Hausys é um material de pedra acrílica que pode ser moldado em qualquer forma. Amplamente utilizado para aplicações de arquitetura e interiores, como o revestimento de fachadas termoformáveis de alta qualidade caracterizadas pelo seu design espetacular, assim como para cozinhas, espaços de banho, mobiliário, projetos comerciais, residenciais e espaços públicos. É composto por acrílico, minerais naturais e pigmentos que se juntam para proporcionar uma superfície lisa, não porosa e visualmente perfeita que cumpre os mais altos padrões estéticos, de fabrico, funcionalidade e higiene, oferecendo múltiplas vantagens face aos materiais convencionais.

HI-MACS® oferece infinitas possibilidades para o revestimento de superfícies e inspira mentes criativas de todo o mundo. Zaha Hadid, Jean Nouvel, Rafael Moneo, Karim Rashid e David Chipperfield, entre outros, têm realizado projetos espetaculares com HI-MACS®, desde cozinhas, espaços de banho, objetos de decoração, até hotéis, museus, centros comerciais e fachadas exteriores.

Graças ao seu simples processo de aquecimento e às suas propriedades de termoformação em três dimensões, HI-MACS® permite desenvolver projetos sem juntas visíveis e oferece uma gama praticamente ilimitada de cores, assim como tons com uma translucidez especial em combinação com a luz. Apesar de HI-MACS® ser tão robusto como a pedra, pode ser trabalhado de uma maneira similar à madeira: pode ser serrado, fresado, perfurado ou polido.

HI-MACS® é fabricado utilizando uma tecnologia nova geração, denominada “termal cure”. A temperatura alcançada durante o processo de fabrico diferencia HI-MACS® de outras superfícies sólidas, conferindo-lhe uma maior densidade, homogeneidade e durabilidade, com uma melhor resistência e um processo de termoformagem superior.

No que diz respeito à higiene, HI-MACS® não absorve a humidade, é altamente resistente às manchas, fácil de limpar, manter e reparar. Inúmeros certificados reconhecidos internacionalmente atestam a qualidade de HI-MACS® em termos de compromisso ecológico, higiene e resistência ao fogo. Neste sentido, trata-se da primeira superfície sólida do mercado a receber o certificado oficial de Homologação Técnica Europeia (ETA) para fachadas para a cor Alpine White S728.

HI-MACS® oferece uma garantia de 15 anos – a mais ampla do mercado das superfícies sólidas – para os produtos fabricados e instalados por membros do HI-MACS® Quality Club.

HI-MACS® The New Generation
Inspired by Architecture

Para mais informações:

www.himacs.eu

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.