logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

Corticeira Amorim parceira de diversas iniciativas da Milan Design Week

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Lunch Box 1

Assegurando, pela 5ª vez consecutiva, projeção para a cortiça nacional no maior certame mundial de design:

  • Lunch Box: um projeto realizado em parceria com a Nova Academia de Belas Artes de Milão, a NABA , uma das mais carismáticas universidades de design do mundo;
  • Exit: um sistema modular de revestimento de paredes ou pisos, desenvolvido por StudioIrvine para MatteoBrioni, que conjuga materiais naturais como cortiça, terracota e mármore com terra crua;
  •  Exposição de homenagem a James Irvine: com dois projetos que o conceituado designer desenvolveu para a Corticeira Amorim.

A Corticeira Amorim volta a marcar presença na Milan Design Week, amplamente reconhecida como o maior palco de referência internacional de design. De 14 a 19 de abril, e pela mão de uma comunidade cada vez mais alargada de designers, consagrados e emergentes, serão apresentados projetos inovadores de cortiça, que exploram as características naturais, técnicas e estéticas do material.

Lunch Box é uma das iniciativas do projeto T R A N S I T design for the city que, tirando partido do fenómeno internacional de almoço “take away”, apresenta novos modelos de lancheiras de cortiça. Este projeto, que teve curadoria do T12 Lab e foi concebido pelos alunos de design da NABA (Nueva Academia Belle Arti di Milano), explora no entanto um conceito mais amplo do que o da criação de uma Lunch Box, sensibilizando para a necessidade de se reduzir a produção de desperdícios, um dos maiores desafios com que se depara a sociedade ocidental contemporânea.

Segundo a curadora Dominique Kuroyanagi, a utilização de cortiça no Lunch Box foi motivada pelo conceito que originou o projeto, sendo imperativo usar-se “um material natural, com ótimas qualidades em termos de isolamento e 100% reciclável.” Por sua vez, Lucia Cavalieri, tutora do workshop, destaca que “uma vez em contacto com a cortiça, facilmente se percebe a qualidade que este material natural pode esconder."

Exit sughero + TerraPlus polvereExit é um projeto desenvolvido pelo StudioIrvine para MatteoBrioni, um designer reconhecido pela sua ligação aos materiais naturais, e que apresenta um novo sistema modular, que funciona como revestimento de paredes ou de pisos. Concebido com materiais como cortiça (ainda em fase de protótipo), mármore e terra cota, que se misturam com terra crua, Exit foi concebido tendo por base uma paleta de cores próxima dos tons da argila e apresenta uma textura natural. O uso de cores terra, as diversas configurações possíveis, a gama de materiais de alta qualidade são os ingredientes que fazem do Exit um sistema altamente personalizável.

E, nesta semana em que Milão de transforma na cidade do design, o Museo do Novecento apresenta a exposição “James Irvine. Um Inglês em Milão”, uma homenagem ao conceituado designer de produto britânico, que contou com o patrocínio da Corticeira Amorim. Sob a curadoria de Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli, a mostra privilegia as famosas “treasury boxes” de James Irvine e reúne os principais trabalhos do designer, assim como protótipos, esquiços e diferentes materiais estudados. De entre os projetos apresentados, surgem com destaque as duas peças que James Irvine desenvolveu para a Corticeira Amorim, pouco antes da sua morte prematura: SIX, a mini garrafeira transportável da coleção MATERIA, que foi lançada em 2014 e STOW IT, um módulo de parede, que integrou o projeto Metamorphosis, em 2013, duas evidências da ligação do designer a este material natural.

Segundo Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim “O facto de na Corticeira Amorim sermos desafiados a ser parte integrante de diversas iniciativas daquele que é o principal evento de design do mundo é um sinal claro não só da notoriedade que a cortiça detém nos dias de hoje, mas também uma validação da estratégia da empresa, que há muito identificou esta área como sendo de grande potencial.”

James Irvine_Six, MateriaDe notar que desde 2011, ano em que a Corticeira Amorim lançou neste palco de Milão a coleção MATERIA, a Empresa tem estado permanentemente representada no evento. Em 2013, a Corticeira Amorim foi parceira da BMWi e dos designers Ronan & Erwan Bouroullec, que, juntos, criaram uma instalação em cortiça representativa de um conceito visionário de mobilidade sustentável e, no ano passado, a Empresa juntou-se à Wallpaper e ao designer norte-americano Todd Bracher, que resultou na apresentação de um modelo de casacos de cortiça.

MAIS SOBRE OS PROJETOS:

Schiscetta ( Lunch Box)

Lunch Box 3O schiscetta em dialeto milanês, lunch box em inglês e lancheira em português é um objeto exibido, fotografado, compartilhado e já não é algo do qual alguém se envergonhe. Levar almoço para o trabalho é um fenómeno internacional que envolve todas as gerações, de vários níveis sociais. A preparação do seu próprio almoço é, não só mais saudável, como também mais económico. O workshop conduzido pelos tutores Lucia Cavalieri e Matteo L. Bruschi, da NABA, foi inspirado na comida tradicional de todo o mundo e foi concebido com a intenção de dar aso a uma reflexão sobre o recipiente de embalagem de almoço, o seu transporte e os restos de comida, um dos maiores desperdícios da sociedade contemporânea. O valor ecológico das schiscetta (lancheira) foi reforçado através da colaboração com Corticeira Amorim, dando origem a novos modelos de lancheiras em cortiça.

PROJETO T 12 LAB // NABA, Universidade de Design de Milão

Em exposição VIA DEI TRANSITI 12 - 20127 MILANO

Exposição JAMES IRVINE. UM INGLÊS EM MILÃO

O projeto desenvolvido em colaboração com o StudioIrvine, a Corticeira Amoim e a Danese Milano, está patente no Museo del Novecento no coração de Milão - Piazza Duomo - 9 a 19 de abril. Visa ser um pequeno tributo a James Irvine, tendo como foco principal a sua forte ligação e inegável paixão pela cidade adotiva, Milão.

A par de um conjunto de objetos da autoria de James Irvine, no Museo del Novecento estão expostas algumas das mais originais e surpreendentes pinturas de grandes mestres do período moderno italiano (como Depero, Mantovani entre outras), que fazem parte da coleção permanente do Museu - salientando a relação com a cidade.

“James Irvine tocou-nos a todos na Corticeira Amorim. A sua atenção pela cortiça natural e a sua percepção imediata do que o material representa foi um privilégio profissional. No entanto, a possibilidade de o conhecer, falar com ele e, acima de tudo, de o ouvir, largamente excedeu o cariz de uma relação profissional. Resta-nos a satisfação de termos as peças que desenvolveu para a Corticeira Amorim que, tantas vezes, nos fazem lembrar James Irvine.” Carlos de Jesus

PROJETO Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli // Museo del Novecento

Sala Focus, 9 a 19 Abril 2015

MatteoBrioni: Exit. Crudo Cotto e altre Storie

Matteo Brioni sempre trabalhou com elementos da terra. Ele cria compostos especiais, seguindo um processo tradicional. Terra crua é uma mistura de argila e agregados naturais, que não necessitam de ser cozidos: são simplesmente secos ao ar. O resultado é um acabamento contemporâneo, obtido com as técnicas tradicionais: superfícies que destacam as cores quentes do barro, revestimentos verticais e horizontais que podem adaptar-se a qualquer forma.

Para 2015, Matteo Brioni desenvolve o tema de dicotomias: cozido e cru, cheio e vazio, acabados e inacabados, antigo e contemporâneo, em forma e sem forma. A ideia de combinar elementos rígidos, definidos por uma forma precisa, com a massa adaptável feita de terra crua, esteve na base do convite do StudioIrvine à Corticeira Amorim e o resultado é a apresentação de um protótipo com cortiça.

Exit é um sistema modular que, além da cortiça, combina materiais como a terracota e o mármore, com os tons da argila. Graças à sua forma peculiar, Exit pode ser colocado em várias configurações. No projeto, as lacunas são preenchidas com a argila para criar uma superfície contínua.

Pela primeira vez, o material de enchimento assume o mesmo protagonismo do elemento rígido. Exit é um revestimento inovador, um projeto com um design modular e uma textura natural, tanto para pavimentos e paredes.

PROJETO Maddalena Casadei, Marialaura Rossiello // Design Studio Irvine

Em exposição Palazzo Litta, Salone del Mobile 2015

Mais Informações

Corticeira Amorim

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Corticeira Amorim parceira de diversas iniciativas da Milan Design Week

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Lunch Box 1

Assegurando, pela 5ª vez consecutiva, projeção para a cortiça nacional no maior certame mundial de design:

  • Lunch Box: um projeto realizado em parceria com a Nova Academia de Belas Artes de Milão, a NABA , uma das mais carismáticas universidades de design do mundo;
  • Exit: um sistema modular de revestimento de paredes ou pisos, desenvolvido por StudioIrvine para MatteoBrioni, que conjuga materiais naturais como cortiça, terracota e mármore com terra crua;
  •  Exposição de homenagem a James Irvine: com dois projetos que o conceituado designer desenvolveu para a Corticeira Amorim.

A Corticeira Amorim volta a marcar presença na Milan Design Week, amplamente reconhecida como o maior palco de referência internacional de design. De 14 a 19 de abril, e pela mão de uma comunidade cada vez mais alargada de designers, consagrados e emergentes, serão apresentados projetos inovadores de cortiça, que exploram as características naturais, técnicas e estéticas do material.

Lunch Box é uma das iniciativas do projeto T R A N S I T design for the city que, tirando partido do fenómeno internacional de almoço “take away”, apresenta novos modelos de lancheiras de cortiça. Este projeto, que teve curadoria do T12 Lab e foi concebido pelos alunos de design da NABA (Nueva Academia Belle Arti di Milano), explora no entanto um conceito mais amplo do que o da criação de uma Lunch Box, sensibilizando para a necessidade de se reduzir a produção de desperdícios, um dos maiores desafios com que se depara a sociedade ocidental contemporânea.

Segundo a curadora Dominique Kuroyanagi, a utilização de cortiça no Lunch Box foi motivada pelo conceito que originou o projeto, sendo imperativo usar-se “um material natural, com ótimas qualidades em termos de isolamento e 100% reciclável.” Por sua vez, Lucia Cavalieri, tutora do workshop, destaca que “uma vez em contacto com a cortiça, facilmente se percebe a qualidade que este material natural pode esconder."

Exit sughero + TerraPlus polvereExit é um projeto desenvolvido pelo StudioIrvine para MatteoBrioni, um designer reconhecido pela sua ligação aos materiais naturais, e que apresenta um novo sistema modular, que funciona como revestimento de paredes ou de pisos. Concebido com materiais como cortiça (ainda em fase de protótipo), mármore e terra cota, que se misturam com terra crua, Exit foi concebido tendo por base uma paleta de cores próxima dos tons da argila e apresenta uma textura natural. O uso de cores terra, as diversas configurações possíveis, a gama de materiais de alta qualidade são os ingredientes que fazem do Exit um sistema altamente personalizável.

E, nesta semana em que Milão de transforma na cidade do design, o Museo do Novecento apresenta a exposição “James Irvine. Um Inglês em Milão”, uma homenagem ao conceituado designer de produto britânico, que contou com o patrocínio da Corticeira Amorim. Sob a curadoria de Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli, a mostra privilegia as famosas “treasury boxes” de James Irvine e reúne os principais trabalhos do designer, assim como protótipos, esquiços e diferentes materiais estudados. De entre os projetos apresentados, surgem com destaque as duas peças que James Irvine desenvolveu para a Corticeira Amorim, pouco antes da sua morte prematura: SIX, a mini garrafeira transportável da coleção MATERIA, que foi lançada em 2014 e STOW IT, um módulo de parede, que integrou o projeto Metamorphosis, em 2013, duas evidências da ligação do designer a este material natural.

Segundo Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim “O facto de na Corticeira Amorim sermos desafiados a ser parte integrante de diversas iniciativas daquele que é o principal evento de design do mundo é um sinal claro não só da notoriedade que a cortiça detém nos dias de hoje, mas também uma validação da estratégia da empresa, que há muito identificou esta área como sendo de grande potencial.”

James Irvine_Six, MateriaDe notar que desde 2011, ano em que a Corticeira Amorim lançou neste palco de Milão a coleção MATERIA, a Empresa tem estado permanentemente representada no evento. Em 2013, a Corticeira Amorim foi parceira da BMWi e dos designers Ronan & Erwan Bouroullec, que, juntos, criaram uma instalação em cortiça representativa de um conceito visionário de mobilidade sustentável e, no ano passado, a Empresa juntou-se à Wallpaper e ao designer norte-americano Todd Bracher, que resultou na apresentação de um modelo de casacos de cortiça.

MAIS SOBRE OS PROJETOS:

Schiscetta ( Lunch Box)

Lunch Box 3O schiscetta em dialeto milanês, lunch box em inglês e lancheira em português é um objeto exibido, fotografado, compartilhado e já não é algo do qual alguém se envergonhe. Levar almoço para o trabalho é um fenómeno internacional que envolve todas as gerações, de vários níveis sociais. A preparação do seu próprio almoço é, não só mais saudável, como também mais económico. O workshop conduzido pelos tutores Lucia Cavalieri e Matteo L. Bruschi, da NABA, foi inspirado na comida tradicional de todo o mundo e foi concebido com a intenção de dar aso a uma reflexão sobre o recipiente de embalagem de almoço, o seu transporte e os restos de comida, um dos maiores desperdícios da sociedade contemporânea. O valor ecológico das schiscetta (lancheira) foi reforçado através da colaboração com Corticeira Amorim, dando origem a novos modelos de lancheiras em cortiça.

PROJETO T 12 LAB // NABA, Universidade de Design de Milão

Em exposição VIA DEI TRANSITI 12 - 20127 MILANO

Exposição JAMES IRVINE. UM INGLÊS EM MILÃO

O projeto desenvolvido em colaboração com o StudioIrvine, a Corticeira Amoim e a Danese Milano, está patente no Museo del Novecento no coração de Milão - Piazza Duomo - 9 a 19 de abril. Visa ser um pequeno tributo a James Irvine, tendo como foco principal a sua forte ligação e inegável paixão pela cidade adotiva, Milão.

A par de um conjunto de objetos da autoria de James Irvine, no Museo del Novecento estão expostas algumas das mais originais e surpreendentes pinturas de grandes mestres do período moderno italiano (como Depero, Mantovani entre outras), que fazem parte da coleção permanente do Museu - salientando a relação com a cidade.

“James Irvine tocou-nos a todos na Corticeira Amorim. A sua atenção pela cortiça natural e a sua percepção imediata do que o material representa foi um privilégio profissional. No entanto, a possibilidade de o conhecer, falar com ele e, acima de tudo, de o ouvir, largamente excedeu o cariz de uma relação profissional. Resta-nos a satisfação de termos as peças que desenvolveu para a Corticeira Amorim que, tantas vezes, nos fazem lembrar James Irvine.” Carlos de Jesus

PROJETO Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli // Museo del Novecento

Sala Focus, 9 a 19 Abril 2015

MatteoBrioni: Exit. Crudo Cotto e altre Storie

Matteo Brioni sempre trabalhou com elementos da terra. Ele cria compostos especiais, seguindo um processo tradicional. Terra crua é uma mistura de argila e agregados naturais, que não necessitam de ser cozidos: são simplesmente secos ao ar. O resultado é um acabamento contemporâneo, obtido com as técnicas tradicionais: superfícies que destacam as cores quentes do barro, revestimentos verticais e horizontais que podem adaptar-se a qualquer forma.

Para 2015, Matteo Brioni desenvolve o tema de dicotomias: cozido e cru, cheio e vazio, acabados e inacabados, antigo e contemporâneo, em forma e sem forma. A ideia de combinar elementos rígidos, definidos por uma forma precisa, com a massa adaptável feita de terra crua, esteve na base do convite do StudioIrvine à Corticeira Amorim e o resultado é a apresentação de um protótipo com cortiça.

Exit é um sistema modular que, além da cortiça, combina materiais como a terracota e o mármore, com os tons da argila. Graças à sua forma peculiar, Exit pode ser colocado em várias configurações. No projeto, as lacunas são preenchidas com a argila para criar uma superfície contínua.

Pela primeira vez, o material de enchimento assume o mesmo protagonismo do elemento rígido. Exit é um revestimento inovador, um projeto com um design modular e uma textura natural, tanto para pavimentos e paredes.

PROJETO Maddalena Casadei, Marialaura Rossiello // Design Studio Irvine

Em exposição Palazzo Litta, Salone del Mobile 2015

Mais Informações

Corticeira Amorim

Voltar ao topo

Corticeira Amorim parceira de diversas iniciativas da Milan Design Week

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Lunch Box 1

Assegurando, pela 5ª vez consecutiva, projeção para a cortiça nacional no maior certame mundial de design:

  • Lunch Box: um projeto realizado em parceria com a Nova Academia de Belas Artes de Milão, a NABA , uma das mais carismáticas universidades de design do mundo;
  • Exit: um sistema modular de revestimento de paredes ou pisos, desenvolvido por StudioIrvine para MatteoBrioni, que conjuga materiais naturais como cortiça, terracota e mármore com terra crua;
  •  Exposição de homenagem a James Irvine: com dois projetos que o conceituado designer desenvolveu para a Corticeira Amorim.

A Corticeira Amorim volta a marcar presença na Milan Design Week, amplamente reconhecida como o maior palco de referência internacional de design. De 14 a 19 de abril, e pela mão de uma comunidade cada vez mais alargada de designers, consagrados e emergentes, serão apresentados projetos inovadores de cortiça, que exploram as características naturais, técnicas e estéticas do material.

Lunch Box é uma das iniciativas do projeto T R A N S I T design for the city que, tirando partido do fenómeno internacional de almoço “take away”, apresenta novos modelos de lancheiras de cortiça. Este projeto, que teve curadoria do T12 Lab e foi concebido pelos alunos de design da NABA (Nueva Academia Belle Arti di Milano), explora no entanto um conceito mais amplo do que o da criação de uma Lunch Box, sensibilizando para a necessidade de se reduzir a produção de desperdícios, um dos maiores desafios com que se depara a sociedade ocidental contemporânea.

Segundo a curadora Dominique Kuroyanagi, a utilização de cortiça no Lunch Box foi motivada pelo conceito que originou o projeto, sendo imperativo usar-se “um material natural, com ótimas qualidades em termos de isolamento e 100% reciclável.” Por sua vez, Lucia Cavalieri, tutora do workshop, destaca que “uma vez em contacto com a cortiça, facilmente se percebe a qualidade que este material natural pode esconder."

Exit sughero + TerraPlus polvereExit é um projeto desenvolvido pelo StudioIrvine para MatteoBrioni, um designer reconhecido pela sua ligação aos materiais naturais, e que apresenta um novo sistema modular, que funciona como revestimento de paredes ou de pisos. Concebido com materiais como cortiça (ainda em fase de protótipo), mármore e terra cota, que se misturam com terra crua, Exit foi concebido tendo por base uma paleta de cores próxima dos tons da argila e apresenta uma textura natural. O uso de cores terra, as diversas configurações possíveis, a gama de materiais de alta qualidade são os ingredientes que fazem do Exit um sistema altamente personalizável.

E, nesta semana em que Milão de transforma na cidade do design, o Museo do Novecento apresenta a exposição “James Irvine. Um Inglês em Milão”, uma homenagem ao conceituado designer de produto britânico, que contou com o patrocínio da Corticeira Amorim. Sob a curadoria de Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli, a mostra privilegia as famosas “treasury boxes” de James Irvine e reúne os principais trabalhos do designer, assim como protótipos, esquiços e diferentes materiais estudados. De entre os projetos apresentados, surgem com destaque as duas peças que James Irvine desenvolveu para a Corticeira Amorim, pouco antes da sua morte prematura: SIX, a mini garrafeira transportável da coleção MATERIA, que foi lançada em 2014 e STOW IT, um módulo de parede, que integrou o projeto Metamorphosis, em 2013, duas evidências da ligação do designer a este material natural.

Segundo Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim “O facto de na Corticeira Amorim sermos desafiados a ser parte integrante de diversas iniciativas daquele que é o principal evento de design do mundo é um sinal claro não só da notoriedade que a cortiça detém nos dias de hoje, mas também uma validação da estratégia da empresa, que há muito identificou esta área como sendo de grande potencial.”

James Irvine_Six, MateriaDe notar que desde 2011, ano em que a Corticeira Amorim lançou neste palco de Milão a coleção MATERIA, a Empresa tem estado permanentemente representada no evento. Em 2013, a Corticeira Amorim foi parceira da BMWi e dos designers Ronan & Erwan Bouroullec, que, juntos, criaram uma instalação em cortiça representativa de um conceito visionário de mobilidade sustentável e, no ano passado, a Empresa juntou-se à Wallpaper e ao designer norte-americano Todd Bracher, que resultou na apresentação de um modelo de casacos de cortiça.

MAIS SOBRE OS PROJETOS:

Schiscetta ( Lunch Box)

Lunch Box 3O schiscetta em dialeto milanês, lunch box em inglês e lancheira em português é um objeto exibido, fotografado, compartilhado e já não é algo do qual alguém se envergonhe. Levar almoço para o trabalho é um fenómeno internacional que envolve todas as gerações, de vários níveis sociais. A preparação do seu próprio almoço é, não só mais saudável, como também mais económico. O workshop conduzido pelos tutores Lucia Cavalieri e Matteo L. Bruschi, da NABA, foi inspirado na comida tradicional de todo o mundo e foi concebido com a intenção de dar aso a uma reflexão sobre o recipiente de embalagem de almoço, o seu transporte e os restos de comida, um dos maiores desperdícios da sociedade contemporânea. O valor ecológico das schiscetta (lancheira) foi reforçado através da colaboração com Corticeira Amorim, dando origem a novos modelos de lancheiras em cortiça.

PROJETO T 12 LAB // NABA, Universidade de Design de Milão

Em exposição VIA DEI TRANSITI 12 - 20127 MILANO

Exposição JAMES IRVINE. UM INGLÊS EM MILÃO

O projeto desenvolvido em colaboração com o StudioIrvine, a Corticeira Amoim e a Danese Milano, está patente no Museo del Novecento no coração de Milão - Piazza Duomo - 9 a 19 de abril. Visa ser um pequeno tributo a James Irvine, tendo como foco principal a sua forte ligação e inegável paixão pela cidade adotiva, Milão.

A par de um conjunto de objetos da autoria de James Irvine, no Museo del Novecento estão expostas algumas das mais originais e surpreendentes pinturas de grandes mestres do período moderno italiano (como Depero, Mantovani entre outras), que fazem parte da coleção permanente do Museu - salientando a relação com a cidade.

“James Irvine tocou-nos a todos na Corticeira Amorim. A sua atenção pela cortiça natural e a sua percepção imediata do que o material representa foi um privilégio profissional. No entanto, a possibilidade de o conhecer, falar com ele e, acima de tudo, de o ouvir, largamente excedeu o cariz de uma relação profissional. Resta-nos a satisfação de termos as peças que desenvolveu para a Corticeira Amorim que, tantas vezes, nos fazem lembrar James Irvine.” Carlos de Jesus

PROJETO Maria Cristina Didero e Marco Sammicheli // Museo del Novecento

Sala Focus, 9 a 19 Abril 2015

MatteoBrioni: Exit. Crudo Cotto e altre Storie

Matteo Brioni sempre trabalhou com elementos da terra. Ele cria compostos especiais, seguindo um processo tradicional. Terra crua é uma mistura de argila e agregados naturais, que não necessitam de ser cozidos: são simplesmente secos ao ar. O resultado é um acabamento contemporâneo, obtido com as técnicas tradicionais: superfícies que destacam as cores quentes do barro, revestimentos verticais e horizontais que podem adaptar-se a qualquer forma.

Para 2015, Matteo Brioni desenvolve o tema de dicotomias: cozido e cru, cheio e vazio, acabados e inacabados, antigo e contemporâneo, em forma e sem forma. A ideia de combinar elementos rígidos, definidos por uma forma precisa, com a massa adaptável feita de terra crua, esteve na base do convite do StudioIrvine à Corticeira Amorim e o resultado é a apresentação de um protótipo com cortiça.

Exit é um sistema modular que, além da cortiça, combina materiais como a terracota e o mármore, com os tons da argila. Graças à sua forma peculiar, Exit pode ser colocado em várias configurações. No projeto, as lacunas são preenchidas com a argila para criar uma superfície contínua.

Pela primeira vez, o material de enchimento assume o mesmo protagonismo do elemento rígido. Exit é um revestimento inovador, um projeto com um design modular e uma textura natural, tanto para pavimentos e paredes.

PROJETO Maddalena Casadei, Marialaura Rossiello // Design Studio Irvine

Em exposição Palazzo Litta, Salone del Mobile 2015

Mais Informações

Corticeira Amorim