Viaduto

Projecto de estruturas na fase de estudo prévio, de um viaduto com uma extensão total de aproximadamente 300,00 metros, localizado no Rodoanel de São Paulo. De referir que este local necessitava urgentemente de um viaduto de dimensões muito semelhantes.

A estrutura do viaduto é constituída em betão armado pré-esforçado, por tabuleiro com secção tipo π, com duas vigas principais e laje. Os pilares são todos eles de secção circular, com diferentes condições de apoio, por forma a equilibrar a uniformidade da estrutura. Quatro dos pilares são totalmente monolíticos, possuindo carlingas que proporcionam a sua ligação transversal, de modo a absorver eventuais esforços de torção nas vigas do tabuleiro.

Os encontros, são do tipo cofre, constituídos por muro principal, apoiado em dois contra-fortes e muros de avenida.

Em termos de fundações, recorreu-se em geral a fundações directas, pois o solo de fundação assim o permitiu, excepto nos eixos onde os pilares são do tipo monolíticos, onde se recorreu a estacas moldadas “in situ” de secção circular.

MATERIAIS
O betão utilizado no tabuleiro e pilares é do tipo C 35/45, já nas fundações e encontros será utilizado betão do tipo C 30/37.
O betão a empregar deverá obedecer o previsto na Norma Portuguesa ENV 206, bem como o estipulado no Regulamento de Betão Armado e Pré Esforçado.
As armaduras ordinárias aplicadas na estrutura serão do tipo ordinárias da classe A 500 NR. O aço de pré-esforço será do tipo Y 1860S7, sendo obrigatório a homologação de ambos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou outro laboratório equivalente.

A SILVA MENDES ENGENHARIA LDA é uma empresa de Consultores e Projectistas em Engenharia, fundada em meados de 2007 pelo seu Director Técnico – Eng.º Nuno Silva Mendes.

A génese do grupo, bem como a formação base dos seus colaboradores é o Projecto de Estruturas, segurança contra incêndios, Instalações Hidráulicas, Estudos de Comportamento Térmico e Acústico e a Coordenação e Gestão de Empreitadas, constituindo estas áreas de prestação de serviços ainda hoje o Core Business da equipa.

O seu fundador e principal colaborador (Eng.º César Galaio) trabalham juntos desde antes da frequência Universitária tendo, imediatamente após a conclusão da Licenciatura, ingressado juntos em empresa de Projectos e Coordenação e Gestão de Empreitadas. Alguns anos decorridos, e após a participação muito activa em Projectos em Portugal ingressam definitivamente na SILVA MENDES ENGENHARIA LDA.

A confiança continuada depositada pelos clientes mais antigos, os quais a SILVA MENDES ENGENHARIA LDA tem orgulho em continuar a servir, bem como a captação de novos clientes permitiram à SILVA MENDES ENGENHARIA LDA conquistar uma posição de destaque no mercado nacional e internacional.

A SILVA MENDES ENGENHARIA LDA tem, desde a sua formação, crescido a um ritmo constante e sustentado, quer em número de colaboradores, quer nas suas competências, estando actualmente instalada em Alcochete e Beja, e contando nos com 8 colaboradores permanentes, actuando em áreas como Projecto de Engenharia, Coordenação e Gestão de Empreitadas, Fiscalização, Avaliação e Consultoria em Investimentos Imobiliários.

Projectos em carteira:
– Projecto de segurança contra incêndios da Cateringpor – Catering de Portugal SA.
– Projecto de especialidades de engenharia de moradia em Oeiras
– Projecto de redes de águas e esgotos de Hotel em Cabo Verde.
– Projecto de especialidades de engenharia de moradia em Alcochete.
– Projectos de especialidades de engenharia de complexo industrial em Alcochete.
– Projecto de segurança contra incêndios da Nordigal – Indústria de Transformação Alimentar, SA.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.