Prémios Inovação na Construção distinguem Empresas, Produtos e Equipamentos

O Jornal Construir, juntamente com a revista Anteprojectos, vão distinguir empresas, produtos, materiais e equipamentos naquela que será a primeira edição dos Prémios Inovação na Construção 2014.

Para tal, estão já abertas as inscrições, em: HTTP://PREMIOSINOVACAO.CONSTRUIR.PT/ e onde as empresas podem submeter a sua candidatura nas categorias Empresas, Materiais e Produtos e Equipamentos.

O evento, que se realizará no próximo dia 10 de Abril na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa, procura enaltecer os melhores trabalhos de inovação na construção feitos entre 1 de Janeiro 2012 e 31 de Dezembro de 2013. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal (Continente e Regiões Autónomas) ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.

Ângela Leitão, directora geral da Área Associativa (empresa proprietária do Jornal Construir e da Revista Anteprojectos), considera que “o conceito de inovação é bastante variado. No sector da construção é ‘ver primeiro que os outros’, é inventar, considerar, explorar, chegar primeiro”. Ângela Leitão sublinha que “a inovação permite que as empresas acedam a novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor das suas marcas”.

“Inovar é o explorar com sucesso novas ideias. Criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, manter a competitividade dos produtos, materiais equipamentos, até das próprias empresas”, acrescenta, justificando a aposta do Jornal Construir e da Anteprojectos pela organização dos Prémios Inovação na Construção.

A distinção será feita em três áreas que se dividirão em várias subcategorias. “Inovação Empresas”, que visa distinguir empresas que tenham desenvolvido um conjunto de actividades e processos, optimizando as sinergias entre as vertentes social, ambiental e económica e que promovam, na sua actividade ou junto de terceiros, a aposta na inovação, “Inovação Materiais e Produtos”, que visa distinguir empresas pelo desenvolvimento de materiais e produtos inovadores que respeitem critérios de sustentabilidade e eficiência e que de algum modo respondam a novos paradigmas na construção, nomeadamente um menor impacto ambiental, e ainda a “Inovação Equipamentos”, que procura distinguir equipamentos inovadores que respeitem critérios de sustentabilidade e eficiência e que de algum modo respondam a novos paradigmas na construção, nomeadamente um menor impacto ambiental.

Paulo Sá e Cunha, vice-presidente da ADI- Agência Inovação, José de Matos, secretário-geral da APCMC, Rita Moura, presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção, Manuel Casquiço, colaborador na Direção de Inovação da ADENE e Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia compõem o júri desta iniciativa que resultará num evento a realizar na sede da Microsoft, em Lisboa, no dia 10 de Abril.

 

Mais Informação:

HTTP://PREMIOSINOVACAO.CONSTRUIR.PT/

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.