Edifício Habitacional em Lousã

Trata-se de um projecto de um edifício habitacional destinado a habitação própria e permanente do requerente. De forma a ir ao encontro do pretendido pelo requerente, que é o nosso objectivo em todos os projectos, elaborou-se uma habitação de r/chão, totalmente funcional, e com uma construção estrutural e escolha de materiais com custo controlado e de acordo com o solicitado pelo dono de obra. Trata-se de uma habitação económica, funcional, sendo esta constituída por dois quartos com roupeiros e uma suite composta por vestiário e w.c. privativo. Neste nível ainda temos uma zona de circulação, uma sala com acesso directo a cozinha, uma casa de banho e uma dispensa. Optou-se nesta distribuição interior pelo conceito “open space” não descuidando a privacidade obrigatória que se deve ter em cada divisão.
Todas as divisões têm áreas acima da média, e interligam-se entre elas de forma natural e funcional, aproveitando ao máximo a luz natural.
De forma a criar uma habitação com traços típicos de uma arquitectura tradicional (ideal do requerente), conseguimos impor ao mesmo tempo, um ar moderno e diferente com alguns elementos que marcam a diferença e dão um aspecto sóbrio e moderno à habitação.
As varandas exteriores em toda a frente da habitação sobressaem pela sua cobertura independente e desnivelada da cobertura principal, interrompidas por pergolas que permitem dar luz natural ás divisões interiores.
O elemento principal do alçado é uma parede forrada a xisto que “corta” a primeira cobertura, onde esta remata, e forma uma platibanda acima da 2ª cobertura. A ideia foi criar um elemento contemporâneo com aspecto sóbrio, e provar, mais uma vez, que é possível associar simplicidade à beleza e arquitectura tradicional a elementos contemporâneos.
As principais dificuldades encontradas neste projecto foi os afastamentos para abertura de vãos laterais, devido as limitações do terreno, a criação de uma arquitectura tradicional, simples e funcional, num edifício de r/chão, e principalmente, conseguir interligar elementos contemporâneos a uma arquitectura de características tradicionais.
Em conclusão, interiormente, criamos um espaço agradável e funcional que vai de encontro as necessidades e objectivos do requerente, e exteriormente criamos um edifício em que toda a sua beleza esta na simplicidade e coerência dos materiais e volumes criados.

Gabinete:

Criada em 2002 com sede na Lousã, a Adesenhar é um gabinete de projectos de arquitectura, engenharia, topografia e urbanismo que nasce de um antigo gabinete em que todos colaborava-mos.
Os serviços por nós prestados, são baseados numa prestação sempre personalizada, eficaz, flexível e cumpridora, tem vindo a traduzir-se numa fidelização da carteira de clientes, reflexo do empenho que sempre pomos na defesa dos seus interesses, seja no desenvolvimento do trabalho de projecto seja no relacionamento e acompanhamento junto das entidades licenciadoras.
Encontrando-se funcional, técnica e tecnologicamente bem equipado, a equipa de que dispomos pode apresentar um pacote integrado de serviços, o qual abrange desde os contactos exploratórios junto das entidades, ao desenvolvimento dos projectos de Arquitectura, engenharia e topografia e sua articulação e coordenação com as especialidades envolvidas, preparação dos mesmos para o acompanhamento e aconselhamento nas fases de lançamento de concursos de empreitadas e adjudicações e a consequente assistência efectiva à execução da obra. A nossa actividade pauta-se pela polivalência e pelo ecletismo, tendo desenvolvido desde a nossa constituição projectos que se concretizaram em obras concluídas em áreas tão diversas como habitação unifamiliar, habitação social, habitações colectivas, remodelações de edifícios, empreendimentos para hotelaria e turismo, equipamentos (lar de idosos), edifícios de escritórios e comércio, loteamentos, levantamentos topográficos, registos, rectificações de áreas, legalizações…

Projectos em carteira:
– Habitações unifamiliares – Sarnadinha – Lousã
– Reconstrução, alteração e ampliação de habitação- cruz de Ferro – Lousã
– Legalização de habitação e anexos em Serpins
– Construção de arrumo agrícola em Serpins
– Legalização de Edifício Comercio/ Serviços/ Habitação em Foz de Arouce – Lousã (REN e CML)
– Legalização de Edifício e Anexos em Ponte Velha – Lousã (RAN e CML)
– Habitação Unifamiliar – Alveita – Serpins

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.