Casa Pátio em Águeda

O pátio, desde a antiguidade até à idade moderna, foi um elemento essencial na história da arquitectura e na base dos sistemas de composição e organização espacial.
Permite captar luz, gerar vivências e modos de habitar.
A casa pátio em Águeda, prevê duas tipologias interligadas, V3 e V1, usufrui de uma piscina exterior, de um espelho de água e de espaços verdes cuidados, com uma especial atenção à privacidade funcional, desenhada pela plasticidade dos muros enquanto elementos de composição arquitectónica
O edifício expõe-se aos quadrantes solares mais favoráveis, possibilitando a organização espacial com substanciais vãos para captação de luz natural, de forma directa no Outono e Inverno, e indirecta nos períodos de primavera e verão.
Em termos volumétricos desenvolveu-se uma tipologia/morfologia em “U”, definindo o pátio como elemento central e gerador do espaço habitacional. Com base no corpo da habitação, prolongaram-se planos (paredes/muros), que delimitam e sectorizam os espaços exteriores de piscina, as zonas verdes e os acessos ao edifício. Esta acção, neoplástica, permite inter-relacionar a construção com o espaço verde, consolidando a estratégia de fusão entre a tectónica, a topografia e a imagem arquitectónica do edifício.
Em síntese, pretende-se materializar um projecto assente na valorização da paisagem, preservando funções tradicionais do lugar e do solo e potenciando a vivência dos futuros moradores.

Gabinete:

LOGOEXISTO® ARQUITECTURA, DESIGN, COMUNICAÇÃO

Data de criação: Fundado em Maio de 2000;  Fundadores e Directores:
Marco Paz – Co-fundador, Coordenador de projectos de arquitectura, formado em Arquitectura e Pós-graduado em Recuperação de património arquitectónico; Sandra Da Costa – Co-fundadora, Coordenadora de projectos de design, formada em Design Industrial e especializada em Moda e Merchandising Visual; Maurício Teixeira – Co-fundador, Coordenador de projectos de comunicação, formado em Design de Comunicação; Sara Fernandes – Co-fundadora.

Estabelecendo sinergias entre a Arquitetura, o Design e a Comunicação, a LOGOEXISTO®, fundada pelo Arquitecto Marco Paz e pelos Designers Maurício Teixeira, Sandra Da Costa e Sara
Fernandes, encontra-se sediada em V. N. Gaia Porto e Armamar região do Douro vinhateiro. A equipa de trabalho multidisciplinar, elabora projetos de arquitetura e design para o mercado nacional e internacional, com base no rigor e na eficiência dos processos criativos.
Prioriza um serviço personalizado de acompanhamento regular ao cliente nas fases de projeto e execução de obra, através da sua metodologia, disciplina e know-how, fomentando um investimento com valor diferenciado, devidamente enquadrado nas condicionantes financeiras e culturais.
Marco Paz, coordenador do departamento de Arquitectura, licenciado em Arquitectura e Pós-Graduado em Salvaguarda e Recuperação de Património Arquitectónico, perito em processos urbanísticos junto de entidades públicas, docente nas áreas do desenho e construção, vê reconhecido o seu percurso através da conquista de vários prémios em concursos internacionais de Arquitectura.
Sandra Da Costa, coordenadora do departamento de Design da LOGOEXISTO®, licenciada em Design Industrial, especializada em Moda e Merchandising Visual, desenvolveu uma vasta experiência ao nível do Design de Interiores e Equipamento, o que lhe permite actualmente consolidar a qualidade dos projectos ao seu encargo, com base na elegância e singularidade.
O Departamento de Comunicação é coordenado por Maurício Teixeira, licenciado em Design de Comunicação e responsável por diversos projectos a nível gráfico para entidades Municipais e Empresas de destaque nacional.
Face à sua identidade com base no rigor, e à conquista de vários prémios internacionais, a LOGOEXISTO®, defende que cada projeto é um projeto, concebido à medida do cliente, particular, empresarial ou institucional, salvaguardando a valorização dos investimentos a médio e longo prazo.

Projectos em carteira:

– Projecto de Arquitectura de Complexo Social e Desportivo, em Vila Nova de Gaia;
– Projecto de Arquitectura de Casa Pátio, em Águeda;
– Projecto de Arquitectura de Duas Casas no Douro;
– Design de Interiores de duas Casas, em Vale de Cambra;
– Design de Interiores de Habitação na Foz, Porto.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.