Edifício RCRB 86 vence Prémio IHRU 2012 para reabilitação Habitacional

Os Prémios IHRU são uma iniciativa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, sendo entregues hoje, em Lisboa, numa cerimónia presidida pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Fernando Vasco Costa, responsável pela Urbanspace, refere: “O desenvolvimento deste projecto procurou sempre respeitar o edifício existente e o seu carácter, mas ao mesmo tempo adaptá-lo aos modos de vida contemporâneos, com as suas exigências de conforto, segurança e de uso dos espaços. Penso que o resultado final atingiu os objectivos a que toda a equipa se propôs, pelo que a distinção agora concretizada pelo júri reforça a nossa vontade de continuar a intervir na Reabilitação Urbana de Lisboa de forma cuidada, mas ao mesmo tempo irreverente e moderna.”

Estes prémios distinguem, anualmente, os empreendimentos de habitação social e as intervenções de reabilitação no meio urbano, que se destaquem por serem experiências inovadoras e exemplares.

A iniciativa considera projetos na variante de construção e na variante de reabilitação, integrando esta última as categorias de habitação, equipamentos e espaços públicos.

O Edifício RCRB 86 localiza-se em pleno centro de Lisboa, freguesia dos Anjos, perto do Campo dos Martires da Pátria, num prédio original de 1913, onde viveu a pintora Eduarda Lapa, estando este facto referenciado pela Câmara Municipal de Lisboa, como parte de uma homenagem, na fachada do prédio.

O edifício foi totalmente reabilitado para fins residenciais, sendo composto por três apartamentos T2+1, um loft T3 e um apartamento T4 Duplex, além  de estar completamente modernizado em termos de infraestruturas e equipamentos, incluindo a instalação de um elevador. A fachada original, integralmente de azulejo, com apontamentos arte nova, foi preservada.

Para mais informações:

Fernando Vasco Costa
[email protected] – +351 936 264 899
Rita Ribeiro
[email protected] – Tel: 21 181 56 03
www.urbanspace.pthttp://rcrb86.blogspot.com

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.