Habitação Unifamiliar

A forma do terreno, a existência de duas construções adjacentes aos limites do lote e a localização, foram condicionantes decisivas para as opções formais e funcionais tomadas.

Trata-se de uma moradia que se desenvolve em dois pisos, tendo uma área de implantação de210,00m2e uma área no primeiro piso 1 de 165,00m2, perfazendo uma área bruta total de 375,00m2.

A implantação da casa no centro do terreno com uma forma em “L”, permitiu dividir o terreno em zonas distintas e organizar os diversos espaços de acordo com o pretendido.

Projectou-se uma tipologia T4, que se desenvolve em dois pisos acima do nível do solo, com a distribuição dos espaços interiores segundo a melhor exposição solar, com cobertura plana que se projecta para além do edifício, criando uma pala de sombreamento em todo o perímetro da casa.

O piso 0 destinado aos espaços sociais e de serviço, com o hall ao centro a fazer a charneira entre estas zonas, com todos os espaços relacionados directamente com o pátio exterior coberto e posterior pátio descoberto, resulta na forma em “L”.

No piso 1 existem 4 suites e uma sala de estar no encontro dos dois corredores que acompanha a forma da casa de acesso aos respectivos quartos.

Os quartos partilham uma varanda e um terraço ajardinado comum, orientados para o pátio de forma a usufruírem da melhor exposição solar e paisagística.

As fachadas são fortemente marcadas por elementos de sombreamento verticais de madeira.

Em condições climáticas que convidam a uma vivência do exterior, pretendeu-se  tirar partido dos espaços exteriores orientando os espaços da casa para o pátio. Este  espaço é composto por uma área coberta apoiada em colonas, uma piscina e uma zona de estar perfeitamente delimitada, numa estrutura em madeira de fácil manutenção, e por grandes espaços ajardinados ajudando à permeabilidade dos solos com espécies arbóreas adaptadas às condições climatéricas do local.

Os anexos existentes foram adaptados para habitação de empregados que trabalham e vivem no local, compostos por cozinha e zona de estar comum e 3 quartos com uma instalação sanitária cada.

Gabinete Projectista:

A GIMA PROJECTOS – ARQUITECTURA E ENGENHARIA, Lda. É um gabinete de projectos de arquitectura e de consultores permanentes que, em associação regular com outros gabinetes das áreas das engenharias e design, formam equipas pluridisciplinares com a constituição e a especialização adequada para abordar todos os projectos, qualquer que seja a sua complexidade.
Do estudo prévio ao projecto de execução e acompanhamento técnico em obra, a GIMA PROJECTOS – ARQUITECTURA EENGENHARIA, Lda. organiza os processos e coordena as equipas de arquitectura e das especialidades técnicas, garantindo a execução do projecto final e a elaboração dos procedimentos para os concursos públicos.
A sua actividade pauta-se pelo rigor na elaboração dos projectos e no cumprimento dos prazos em todas as suas fases, estabelecendo um sistema eficaz de comunicação entre asd iversas equipas técnicas e o dono da obra.
A equipa técnica base, arquitectos e desenhadores projectistas, e as exigidas para a realização da obra, é coordenada pelo arquitecto José Manuel Afonso Possidónio.
Principais campos de actividades:
– Desenvolvimento de projectos de execução de edifícios novos,remodelação ou ampliação
– Preparação de Projectos de Concurso
– Consulta com colocação nas Plataformas electrónicas (Vortal, Construlink, SaphetyGov, etc.)
– Consultoria em Projecto
– Fiscalização de Obra
– Medições e Orçamentos
– Elaboração de Cadernos de Encargos
– Vistorias Técnicas

Projectos em carteira:
– Escola Básica 23 de Visconde Juromenha – Algueirão – Mem-Martins, Portugal
– Centro Escolar Norte – Entroncamento, Portugal
– Moradia unifamiliar no Bairro de Belo horizonte na Cidade da Matola – Moçambique
– Condomínio Costa do Sol Residence – Costa do Sol, Moçambique
– Hotel Modular em sistema construtivo pré-fabricado – Moçambique

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.