Edificios de Habitação Geminada

A solução encontrada para o Projecto de Arquitectura que se apresenta resulta como resposta ao programa estabelecido de acordo com as exigências dos nossos clientes Victor e Ricardo Freitas, com vista à construção de dois edifícios para habitação unifamiliar geminada, a implantar num terreno privado, localizado na freguesia de Barco, concelho de Guimarães.
O terreno e o local permitiu uma total ligação interior/exterior através de aberturas e rasgos de grandes vãos.
Victor e Ricardo Freitas são irmãos, e dado as ideias e seus gostos serem praticamente idênticos, decidiu-se elaborar um organigrama e projecto idênticos, respectivamente.
Localizado numa freguesia muito calma, destacando-se a privacidade do local.
A volumetria proposta resume-se a uma modelação em dois volumes, sendo um corpo destinado á zona social e à outra à zona privada.
A zona privada, composta por 1 suite e um quarto, virados para o interior do lote de terreno, localiza-se afastada da via pública. “Coberta” por uma pala, opção esta para dar mais privacidade a quem usufrui destes espaços e para melhor protecção dos raios solares e das intempéries.
Foram projectados grandes vãos, criando espaços abertos para o exterior, resultando deste modo um significativo aproveitamento da luz natural, levando a um melhor aquecimento no interior.
Nos espaços sociais, destacado por um outro volume, virado para a rua e também para o interior do terreno, encontramos a cozinha e sala de jantar, a sala de estar e uma instalação sanitária de apoio.
Compostos, também, por grandes vãos, com iguais significados, melhor luminosidade, aquecimentos e aproveitamento das vistas exteriores. Os volumes destacados pelos vãos valoriza a bela vista para vale verdejante.
Dado as ideias inovadoras dos nossos clientes e por opção da nossa equipa de trabalho, a decoração interior ficou ao seu “encargo”, resultado: espaços interiores com um toque de requinte de excelência.
As duas habitações são apenas umas das magníficas obras residenciais que o nosso gabinete se orgulha. O traço distinto: modernismo e integração no local. Criado através de espaços incomuns, através de volumes, materiais e cores. A opção de revestir o interior das varandas em cinza escuro levou a criação de profundidade de espaços.
Tanto as cores como os materiais aplicados obedecem a um critério (do gabinete) de simplicidade, salientas as estruturas e assume o desenho. Exemplo esse que aos nos deslocarmos das áreas sociais para as áreas privada, o uso das madeiras aumenta a sensação de aconchego e conforto.
Principais materiais propostos: o betão e o vidro. no interior a predominância da madeira natural escura, contrastada pelo branco das paredes e tectos.
Todas as divisões terão ligação directa para o exterior, através de portas de vidro de correr, dando origem à união interior e exterior.

Gabinete:

ALBERTO SILVA, JORGE SILVA E VASCO SILVA – ARQUITECTURA & ENGENHARIA

O nosso gabinete está situado na freguesia de Sande (S. Martinho), na entrada da Vila de Caldas das Taipas, localizada entre as cidades de Braga e Guimarães.
Grande parte dos projectos desenvolvidos distribui-se não só nestas duas cidades, mas também em Chaves, Póvoa de Lanhoso, Esposende, Barcelos e Famalicão.
É através da aplicação de uma linguagem contemporânea em que a inovação está perceptível nos detalhes presente em todos os nossos projectos. Queremos ainda transmitir nas nossas obras uma simplicidade, clareza de formas, uniformidade de materiais e adequação ao meio.
Estamos no mercado para satisfazer as necessidades dos clientes empresariais e particulares na área da consultoria e execução de projectos de arquitectura, engenharia e respectivas especialidades, licenciamentos, coordenação e fiscalização de obras.
A equipa de trabalho do nosso gabinete é constituída por profissionais licenciados na área de ARQUITECTURA, ENGENHARIA, que garantem aos seus clientes que os seus projectos são realizados e licenciados junto das entidades oficiais de forma organizada, rigorosa e competente, acompanhando todas as fases de projecto, estudo prévio, concepção, licenciamento e construção.
Na área da ARQUITECTURA concretizamos licenciamentos de edifícios de habitação uni-bi-multifamiliares, operações de loteamento e legalizações de edifícios.
Dentro da área da ENGENHARIA elaboramos todas as especialidades, nomeadamente, projecto de estabilidade, rede de abastecimento de águas, rede de saneamento, projecto eléctrico, telecomunicações, projecto de gás, acústico e térmico e projecto de segurança contra incêndios.
Procurando estar actualizados na utilização de novas tecnologias ao serviço da Arquitectura e da Engenharia Civil, constantemente frequentamos acções de formação e sessões de esclarecimento promovidas e realizadas por várias entidades, nomeadamente os cursos de “Segurança Contra Incêndios”, Coordenação de Segurança e Saúde no Trabalho, as sessões de esclarecimento “Regime Jurídico da Urbanização e Edificação”, “Acção de formação para perito qualificado – RCCTE”, entre outros.

Projectos em carteira:
– Conjunto de edifícios de habitação, concelho de Famalicão;
– Edifícios de habitação unifamiliar, concelho de Póvoa de Lanhoso;
– Requalificação de edifício, concelho de Vila Real;
– Residência Paroquial e Cartório, Concelho de Guimarães;
– Sede de Junta de freguesia, concelho de Guimarães;
– Empreendimento turístico, concelho de Póvoa de Lanhoso;
– Edifício de habitação multi-familiar, concelho de Guimarães;
– Edifícios de habitação unifamiliar, concelho de Guimarães;
– Edifícios de habitação bifamiliares, concelho de Guimarães;
– Legalização de edifícios de habitação, concelho de Braga;
– Edifício de habitação e anexo, concelho de Esposende;
– Edifício de habitação unifamiliar, França;
– entre outros trabalhos.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.